A Netflix anunciou quando o plano com anúncios será lançado no Brasil: 3 de novembro. Na mesma data, o novo pacote passa a ser oferecido em outros 11 países, incluindo os Estados Unidos. A gigante do streaming batizou essa nova opção de assinatura de Básico com Anúncios. O preço será de R$ 18,90 por mês, e o acesso ao conteúdo da plataforma será limitado.
Quem estiver pensando em assinar esse plano precisa considerar várias coisas. A qualidade do vídeo será reduzida, de apenas 720p/HD, inferior ao modelo padrão. Vão ser de 4 a 5 minutos de comerciais a cada hora assistida. Não há opção de download. E cada anúncio terá duração de 15 a 30 segundos, exibidos antes e durante o programa escolhido.
O valor do plano Básico com Anúncios é apenas sete reais mais barato do que a opção mais em conta disponível atualmente, cuja máxima resolução possível é pior ainda (480p). Em comparação com o pacote Padrão, o plano recém-criado sai por menos da metade do preço.
Greg Peters, diretor executivo de produtos e operação da Netflix, mostra-se esperançoso com essa novidade, acreditando que é uma boa ação realizada pela empresa. “Estamos confiantes que, com preços a partir de R$ 18,90 ao mês, a Netflix tem um preço e um plano para todos os fãs”, disse em nota divulgada à imprensa.
“Essa iniciativa está apenas começando, mas ficamos felizes com o interesse tanto dos consumidores quanto dos anunciantes. Estamos muito empolgados com o que vem por aí”, concluiu.
A Netflix visa, primeiramente, duas coisas com o plano Básico com Anúncios: atrair novos assinantes e segurar aqueles insatisfeitos por acharem os atuais preços salgados demais.
O mercado publicitário abraça em peso essa iniciativa, pela possibilidade de alcançar milhões e milhões de pessoas com uma publicidade direcionada similar à vista na internet, diferente da forma tradicional da TV.
Esse lançamento de novembro é o grande teste da Netflix, que até agora ofertou o pacote com anúncios em países de menor porte. Brasil é um palco enorme para a empresa, devido ao fato de estar no topo das nações com mais assinantes.
Além dos EUA, o plano chegará em países grandes da Europa, como Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido. Fora isso, tem também o Canadá, México, Coreia do Sul e Japão nessa rodada de lançamento.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br