O streaming Paramount+ é o que menos consegue reter assinantes. É o que aponta um levantamento feito pela Samba TV, analisando o comportamento de telespectadores nos Estados Unidos durante o segundo semestre de 2022. O resultado casa com a nova estratégia do grupo Paramount Global, dono do streaming, de investir pesado em spin-offs de séries populares, estratégia que visa manter clientes por mais tempo na plataforma.
Segundo o estudo da Samba TV, 18% dos domicílios nos EUA acessaram o Paramount+ durante apenas um único mês. A tática é usada por muitas pessoas, que assinam um streaming menos badalado, veem a atração que desejam no modo maratona e depois cancelam o serviço.
O Apple TV+ aparece logo atrás (16%), seguido pela HBO Max. Os dois streamings com catálogos mais amplos e ofertas variadas de atração surgem no final desse ranking: Prime Video (2%) e Netflix (1%).
Uma conversa predominante no mercado dos streamings gira em torno de como reter o assinante. Ou seja, o que precisa ser feito para que uma pessoa continue pagando uma mensalidade para acessar determinada plataforma. Uma alternativa é fugir desse modelo e oferecer descontos atrativos para que o cliente pague um único valor anual.
Outro ponto é investir em competições esportivas, como o Paramount+ faz tanto nos EUA quanto no Brasil (Libertadores, a partir deste ano). A tendência, nesse caso, é que o novo assinante acompanhe o campeonato em questão até o final. Isso resulta em meses e meses de retenção.
No quesito das séries, uma saída adotada é apostar em franquias. Pegando um exemplo do próprio Paramount+. Yellowstone é o grande atrativo da plataforma, a série líder de audiência nos EUA. Quando se lança um spin-off, para ser exibido após a trama mãe, o objetivo é atrair o mesmo público por mais alguns meses.
Dentro do universo Yellowstone, primeiro veio 1883, uma minissérie. Agora, está disponível 1923, lançada entre a primeira e segunda partes da quinta temporada do drama matriz. E mais quatro spin-offs ambientados no mesmo mundo faroeste estão em desenvolvimento.
O ideal é ter séries derivadas de uma importante atração espalhadas durante todo o ano, de olho na retenção de assinantes. Por isso que o conglomerado Paramount, só de Billions, planeja fazer quatro spin-offs. E Dexter, outra produção popular do grupo, está com duas atrações derivadas engatilhadas.
A Samba TV fez a pesquisa com 2.505 adultos em todos os EUA, levando em conta os mais diversos critérios de idade, gênero, raça, renda e etc. O instituto usa uma tecnologia presente em mais de 3 milhões de TVs conectadas no país.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br