Série que já tem seu lugar reservado na história, vencedora de dois Emmys de melhor comédia, Ted Lasso (Apple TV+) está no ar desde 2020, mas sua origem é bem anterior a isso. Tudo começou com um comercial de TV feito para promover a Premier League (campeonato inglês de futebol) nos Estados Unidos.
Em 2013, o grupo NBCUniversal passou a exibir a tão cobiçada Premier League em território americano, mostrando os jogos na TV aberta (NBC) e no canal pago esportivo NBC Sports Network (que não existe mais). Como efeito comparativo, o NBCSN era para a NBC o que o SporTV é para a Globo.
O departamento de marketing da NBC precisava bolar uma ideia para promover a liga. Surgiu então o plano: criar esquetes sobre um treinador de futebol americano contratado por um time da Premier League, que pratica o futebol chamado de soccer pelos americanos.
Pequenas propagandas (spots) foram feitas para serem veiculadas ao longo da programação. Nada foi desenvolvido a esmo. Elaborou-se uma história completa sobre o treinador Lasso, que resultou em um vídeo compilando os esquetes dentro de uma narrativa. No YouTube, esse vídeo tem mais de 19 milhões de visualizações.
Processo criativo
Jason Sudeikis, cocriador e protagonista da série na pele de Ted Lasso, é um comediante forjado em esquetes de improviso. Lá pelos anos 2000, ele viajou pela Europa com uma trupe, da qual Brendan Hunt fazia parte. Hunt é amigo de longa data de Sudeikis, também cocriador e ator em Ted Lasso; interpreta o treinador Beard. Ali nasceu o primeiro esboço do personagem Ted Lasso.
Em 2013, Sudeikis tinha acabado de encerrar uma passagem bem-sucedida pelo lendário programa humorístico Saturday Night Live, da NBC, como roteirista e ator. A rede do pavão pensou nele para ser a face dos comerciais da Premier League, mas com uma pegada diferente.
A ideia inicial era que o técnico em questão fosse bravo, estilo militar do exército. Sudeikis contrapôs apresentando Ted Lasso. Após a ideia aprovada, Sudeikis chamou Hunt e Joe Kelly, parceiro da dupla, para trabalhar no projeto.
Na campanha da NBC Sports, Ted Lasso pisou na Inglaterra para treinar o Tottenham. Muito do que foi mostrado na publicidade se repetiu na série da Apple, como as confusões de Ted Lasso sobre as regras do jogo e modelo de competição, assim como não entender os princípios básicos do futebol, tipo jogador de linha que não pode pegar a bola com a mão, por exemplo.
O sucesso foi estrondoso. A NBC chamou a turma de Sudeikis para fazer outros spots para uma nova temporada. Neste caso, Ted Lasso virou comentarista esportivo após se demitido do clube londrino.
Criação da série
Sudeikis e Hunt sabiam que tinham uma boa ideia em mãos; Hunt atuou nos comerciais como auxiliar técnico de Ted Lasso. Até chegaram a fazer um esboço de série, mas engavetaram. Outras atividades profissionais atravessaram o caminho.
Até que, em um belo dia, o showrunner (produtor, roteirista, diretor) Bill Lawrence, com larga experiência em séries, procurou Jason Sudeikis para oferecer um papel em uma atração. O comediante não se interessou. Então, Lawrence perguntou se ele tinha algum projeto de criação própria, algo do tipo. O ator abriu a gaveta e apresentou Ted Lasso.
Lawrence foi fundamental para fazer de Ted Lasso uma série de fato, uma sitcom situada em ambiente de trabalho. Antes da comédia premiada, ele criou outras seis produções famosas, incluindo Spin City, Scrubs e Cougar Town.
Como aconteceu com inúmeras outras séries de sucesso, Ted Lasso foi rejeitada em todos os cantos de Hollywood. Hunt, quando lembra do sufoco, costuma dizer que a comédia passou pelo oposto do leilão, quando várias plataformas se interessam e vence quem paga mais.
Ninguém queria saber da atração… menos a Apple, a única que topou fazer a parceria com a Warner Bros. Television; note que nem mesmo canais ou plataformas do grupo Warner disseram sim para Ted Lasso.
Sem qualquer pirotecnia, Ted Lasso entrou no então novinho streaming da Apple, em agosto de 2020. Depois de um tempo, a série passou a ser bem comentada, aproveitando-se da pandemia de Covid-19, que limitou o lançamento de novas atrações. A repercussão gerou prestígio e competitividade em premiações. E rapidamente Ted Lasso entrou no panteão da cultura pop, virando brinquedo, aparecendo (com destaque) no famoso game Fifa e até deu às caras em app de namoro.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!