PREMIAÇÃO

O dilema de Xógum no Emmy: ser minissérie ou não, eis a questão

Produção de época é um dos grandes destaques da temporada 2023-2024
DIVULGAÇÃO/FX
Cena da minissérie Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
Cena da minissérie Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Um dos maiores destaques da temporada 2023-2024, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Star+) caminha para o episódio final com uma decisão importante a ser tomada. A atração épica vai se inscrever no Emmy deste ano como minissérie ou irá disputar as categorias de drama? Há argumentos justos para as duas alternativas.

Seja como for, a escolha tem de ser feita logo. Em 9 de maio termina o período de inscrição para o Oscar da TV de 2024. O detalhe é que essa deliberação não é nada simples, pois está em jogo inclusive uma possível segunda temporada.

De acordo com o regulamento do Emmy, produtora e canal/streaming/emissora precisam provar que determinada atração novata vai ter uma segunda temporada caso queira disputar as categorias de drama, por exemplo. Xógum foi desenvolvida como minissérie, portanto se enquadra nessa obrigação. 

O destino natural é Xógum brigar por estatuetas entre as minisséries. O que coloca a trama de época como favorita na principal categoria do formato, a de melhor minissérie. Mas o prêmio de melhor drama é o mais cobiçado, e em 2024 se abriu uma brecha rara por causa da ausência de séries de grande porte da HBO. Por isso a concorrência entende que essa é uma oportunidade de ouro a não ser desperdiçada. 

A HBO não terá Succession, que encerrou seu ciclo na premiação de 2023. A Casa do Dragão e The Last of Us (somadas tiveram 32 indicações pelas respectivas temporadas de estreia) estão fora da atual edição. Por mais que seja uma série top de linha, A Idade Dourada não entra no páreo entre os dramas como candidata a vitórias.

Assim, a sexta temporada de The Crown é a série a ser batida. Embora pelo quarto ano, em 2021, a trama monárquica da Netflix tenha conquistado o prêmio de melhor drama e todas as principais categorias de atuação (feito inédito), o último ano não concluiu a narrativa com pujança. Isso animou as rivais, acreditando que The Crown 6 possa ser derrotada.

Existem conversas nos bastidores do grupo Disney, entre executivos do canal FX e da plataforma Hulu, sobre todos os cenários possíveis de Xógum no Emmy deste ano. Concorrer como minissérie é a opção mais segura, praticamente garantindo a estatueta de melhor minissérie. Brigar entre os dramas é mais arriscado, embora a recompensa seja maior, devido ao prestígio.

O dilema está posto. Resta aguardar a decisão que será decretada acerca não apenas da participação de Xógum no Emmy de 2024, mas também do que vem por aí no seu futuro, se uma segunda temporada será produzida ou não.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!