A Netflix quer facilitar a vida de quem usa o login de outra pessoa e no futuro próximo vier a ser um assinante pago. A partir desta segunda-feira (17), os usuários da plataforma passam a ter acesso ao botão Transferir Perfil. Essa funcionalidade permite que sejam mantidas as recomendações personalizadas, o histórico de visualização e outras configurações quando houver a troca de assinatura.
Em nota, a Netflix não deixa dúvida sobre o objetivo da nova ferramenta: “Com esse recurso, uma pessoa que usa a sua conta pode transferir o próprio perfil para uma assinatura paga por ela”, disse Timi Kosztin, gerente de produtos.

Os assinantes receberão uma notificação por e-mail assim que a transferência de perfil estiver disponível na respectiva conta. Para fazer a transferência, é só acessar o ícone do seu perfil e clicar na opção Transferir Perfil. Depois, é só seguir as instruções.
Desde o começo deste ano, a Netflix testa em alguns países selecionados a cobrança de uma taxa por compartilhamento de conta. Embora seja bastante comum, dar o login a uma pessoa que não mora no domicílio do assinante é ilegal, conforme os termos de uso da plataforma.
Assim, a Netflix quer ganhar um dinheirinho extra e somar mais assinantes com essa cobrança, decisão tomada após a empresa enfrentar uma crise financeira e ter atingido o (que acredita ser) teto de novos clientes, sem perspectiva de crescimento substancial nos próximos anos.
Ainda não tem previsão de quando a cobrança por compartilhamento de conta chegará no Brasil. A ideia é que essa taxa extra seja menor do que o valor do plano básico.
Segundo a própria Netflix, mais de 100 milhões de domicílios em todo o mundo usam contas compartilhadas de forma ilegal.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Deixe um comentário