Prova de que a Netflix pode fazer uma série inteligente, longa da fórmula pasteurizada da maioria de suas outras atrações, A Diplomata ganha data de retorno com episódios inéditos. A segunda temporada do drama político estreia na gigante do streaming em 31 de outubro.
O enredo de A Diplomata segue os passos de Kate Wyler (Keri Russell), uma servidora pública experiente que fica mais à vontade em zonas de conflito do que em ambientes aristocráticos.
Prestes a assumir seu novo posto no Afeganistão, ela recebe ordens da Casa Branca com uma mudança de planos e é enviada para Londres para se tornar a nova embaixadora dos Estados Unidos no Reino Unido.
A política de bastidores não é o forte dela, mas com a guerra iminente nos dois continentes, seus conhecimentos e experiências serão necessários. A missão de Kate é evitar crises internacionais, fazer alianças estratégicas na capital da Inglaterra e se acostumar a estar no centro das atenções.
Detalhe: tudo isso enquanto tenta manter seu casamento com o também diplomata e político Hal Wyler (Rufus Sewell). Ele já negociou o fim de algumas guerras, mas dividir os holofotes com a esposa que costumava trabalhar nas sombras é o seu maior desafio.
A primeira temporada terminou com Kate descobrindo que o ataque a um navio de guerra britânico, ação que a levou ao Reino Unido, não foi obra de uma nação hostil: foi um movimento orquestrado pelo próprio primeiro-ministro britânico. Agora, sua missão é coletar provas sobre isso.
“Os EUA e o Reino Unido não espionam um ao outro”, comentou Keri Russel, em entrevista para a própria Netflix. “Na verdade, eles compartilham toda a sua inteligência. Então, como você investiga o primeiro-ministro? Em quem você deve confiar?”
E tem mais: uma bomba explodiu no desfecho da primeira temporada. “Os colegas de Kate e seu quase ex-marido são vítimas de um ataque, em Londres, motivado por questões políticas. O casamento que ela pensava ter acabado, o relacionamento que ela pensava estar começando… tudo isso está em pedaços.”
A segunda temporada de A Diplomata ganhou um reforço importante. Allison Janney, vencedora de sete Emmys, vai interpretar Grace Penn, vice-presidente dos EUA que apenas foi citada (e não vista) durante a primeira leva de episódios. Grace acha que Kate está de olho no emprego dela, percepção que não está totalmente errada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br