Lançada na última sexta-feira (21), a série Negociador apresenta Malvino Salvador (novela A Dona do Pedaço) na pele de um especialista em negociações do Gate, Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo. Carregada de tensão, o drama busca transportar para a ficção o realismo das ruas durante os momentos delicados de uma operação com reféns. A atração nacional do Prime Video é inspirada em história real?
A melhor resposta para essa pergunta é: em partes. A narrativa é levemente baseada em fatos, contados por profissional que não apenas trabalhou no Gate, mas contribuiu para sua fundação. Na reserva da polícia, o tenente-coronel Diógenes Lucca compartilhou relatos de sua experiência ajudando no desenvolvimento da série, além de exercer a função de consultor.
Negociador pega emprestado passagens do livro O Negociador: Estratégias de Negociação Para Situações Extremas, escrito por Lucca. Nessa obra, o autor faz pontes entre o trabalho na PM paulista e o mundo empresarial. “As negociações corporativas, principalmente aquelas desenvolvidas sob forte pressão por resultados, pedem um negociador qualificado e preparado”, descreve a sinopse da publicação.
Lucca é figura conhecida do público por ser comentarista de segurança da Record TV, participando com frequência do telejornal policialesco Balanço Geral Manhã. Ele também é palestrante.
O ex-comandante do Gate afirma que, em 11 anos à frente da tropa de elite, nunca fracassou nas negociações com sequestradores armados, sempre conseguindo o objetivo de libertar os reféns são e salvos, também resultando em desfechos felizes para os policiais.
A trama de Negociador
Negociador é mais uma produção brasileira do gênero drama policial. Aqui, a referência central é o trabalho do Gate, grupamento da PM paulista.
O enredo acompanha Gabriel Menck (Malvino Salvador), negociador da polícia e integrante do Gate. Responsável pelo resgate de reféns na mira de criminosos, o capitão resolve situações de crise complexas nas ruas de São Paulo.
Como é de se imaginar, Menck vive uma rotina intensa no enfrentamento de assaltos que deram errado, sequestros passionais, suicidas armados e rebeliões em presídios. São casos imprevisíveis e repletos de dramas humanos e escolhas difíceis, onde só existem dois resultados possíveis: viver ou morrer.
Menck está de volta às ruas após meses afastado. Depois do falecimento trágico de sua mulher, vítima de um acidente, o negociador precisou lidar com o stress pós-traumático do filho, que ficou mudo por causa do choque da morte de sua mãe.
Além da questão familiar, o policial ainda terá de lidar, no seu retorno, com o revanchismo do seu antigo superior e uma investigação que o colocará como principal suspeito da morte de sua mulher.
Com oito episódios, Negociador teve a produção da Spiral International e Boutique Filmes (Rota 66, 3%). A direção ficou com Isabel Valiante (Treze Dias Longe do Sol). Os criadores são Thiago Faelli (Temporada de Verão), Gustavo Mello (Rota 66) e Thomas Stavros (1 Contra Todos).
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br