DIVULGAÇÃO/SHOWTIME
Liv Hewson em cena da série Yellowjackets
Pessoa não binária, que não se identifica com nenhum tipo de gênero, Liv Hewson optou por não concorrer ao Emmy de 2023, mesmo tendo elegibilidade e possibilidade (apesar de remota) de indicação pelo seu papel na segunda temporada de Yellowjackets, interpretando a goleira Vanessa “Van” Palmer. “Não posso me inscrever para isso [Emmy] porque não há espaço para mim”, desabafou, em entrevista ao site Variety.
A posição de Liv reacende o debate que incentiva premiações a derrubarem a divisão nas categorias de atuação (atrizes de um lado, atores do outro). No caso, o troféu ou a estatueta é dado a quem entregou a melhor atuação em uma série, por exemplo, não importando o gênero. Premiações como Gotham e Independent Spirit já aboliram essa divisão convencional.
“Não há um lugar para mim nas categorias de atuação [do Emmy]”, contou Liv. “Seria impreciso da minha parte me apresentar como atriz. Também não faz sentido para mim ser agrupado com os meninos.”
Liv argumenta contra a visão de que a união de gêneros em uma única categoria favorece atores homens brancos heterossexuais, diminuindo a representatividade de atrizes cis. “Há um fatalismo implícito aí que sugere que todos concordamos que a igualdade é impossível. E isso é triste.”
“Não vamos começar a premiar o melhor diretor feminino e masculino, diretor de fotografia feminino e masculino… Isso porque todos nós entendemos que implicitamente seria um insulto.”
A decisão de se inscrever no Emmy parte de cada artista. Se por um lado Liv escolheu não participar, Emma D’Arcy está na briga. Pessoa que também se identifica como não binária, Emma optou por colocar seu nome para disputar a categoria de melhor atriz de série dramática, por A Casa do Dragão (sua indicação é 99,99% certa).
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br