DIVULGAÇÃO/GLOBO/REPRODUÇÃO
Marjorie Estiano em Sob Pressão e a socialite Ângela Diniz
A atriz Marjorie Estiano, indicada ao Emmy Internacional por Sob Pressão, foi escalada para interpretar Ângela Diniz (1944-1976) em série que irá retratar o assassinato da socialite que chocou o Brasil e gerou protestos símbolos da luta feminista nacional. A produção está sendo desenvolvida para o streaming (ainda sem plataforma definida).
Será uma nova etapa na carreira de Marjorie Estiano, que encerrou contrato de longo prazo com a Globo após 18 anos na emissora, segundo informações da coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo.
Em plena Segunda Onda do movimento feminista, um crime bárbaro abalou a sociedade brasileira. A socialite Ângela Diniz, aos 32 anos, foi morta a tiros pelo seu marido, o empresário Raul “Doca” Fernandes. Primeiramente, ele foi condenado a dois anos de cadeia, porém cumpriu a pena em liberdade. A justificativa do assassino foi ter “matado por amor”, defesa que logicamente causou muita polêmica.
O crime foi assunto em todo o Brasil e culminou em protestos históricos de militantes feministas, sob o lema “quem ama não mata”. As manifestações tiveram êxito, um novo julgamento ocorreu e Doca recebeu uma sentença de 15 anos atrás das grades. Ele morreu aos 86 anos após sofrer uma parada cardíaca, em 2020.
Na época, o assassinato de Ângela Diniz motivou inúmeras reportagens especiais e inspirou programas de TV. De Globo Repórter a minissérie na Globo inspirada em crimes passionais (batizada de Quem Ama Não Mata, de 1982), o feminicídio da socialite pautou o Brasil. Até chegou a ser resgatado em 2003 em uma edição do Linha Direta.
Assinado pelo showrunner Andrucha Waddington (Sob Pressão), o drama terá como base a pesquisa feita pelo podcast Praia dos Ossos, lançado há dois anos e que reconstituiu o true crime em oito episódios.
No cinema, Isis Valverde irá viver Ângela Diniz em filme de Hugo Prata (Elis), que será gravado ainda neste ano.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br