DIVULGAÇÃO
Sophie Turner em cena de Joan
A série britânica Joan, protagonizada por Sophie Turner (Game of Thrones), fracassou nos Estados Unidos. Atração da rede nanica CW, o drama foi o menos visto em toda a TV aberta americana durante a fall season de 2024, temporada de lançamentos iniciada em setembro.
No Brasil, Joan está disponível no streaming Universal+.
Segundo dados da Nielsen, a série registrou uma média de apenas 309 mil telespectadores por episódio (“ao vivo” +7). Pegando só o chamado público adulto, de 18 a 49 anos, principal faixa etária para o mercado publicitário, o drama criminal quase deu traço (0,04 ponto).
O desastre foi tanto que, após a estreia, realizada no horário nobre de uma quarta-feira, Joan foi jogada para a noite de sexta, considerado o pior dia da semana no quesito audiência. As emissoras fazem isso com as produções com os piores desempenhos no ibope, tornando a sexta meio que o “quartinho da bagunça” da grade de programação.
Contribuiu para isso tudo o fato de a CW não ser mais aquela de antigamente, alicerçada por séries teens de sucesso e dramas de heróis; há dois anos ocorreu um cancelamento em massa. A emissora mudou de dono recentemente, o que alterou o modus operandi. A estratégia agora é focar em eventos ao vivo e outros programas que não necessariamente séries roteirizadas.
Isso transforma a CW na concorrente café com leite quando disputa contra o quarteto de ferro da TV aberta americana (ABC, CBS, Fox e NBC). Ela só teve um programa com média acima de 1 milhão de telespectadores (corridas da Nascar; automobilismo), a atração líder de audiência. Depois veio a série Superman & Lois, em sua despedida (767 mil), seguida por edições de luta livre da WWE na terceira colocação (753 mil).
Em tempo: considerando somente as quatro emissoras de grande porte dos EUA, o drama de menor audiência durante a fall season de 2024 foi Acusado, série jurídica da Fox, com média de 2,35 milhões de telespectadores por episódio. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br