ANÁLISE

Ibope prova que estratégia da Netflix de lançar episódios mensais funciona

The Witcher e O Poder e a Lei repetem sucesso do resultado alcançado por Você
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Henry Cavill em The Witcher; Becki Newton em O Poder e a Lei
Henry Cavill em The Witcher; Becki Newton em O Poder e a Lei

Os números de audiência aferidos pela própria Netflix provam que o novo modelo de lançamento de séries, com episódios mensais, funciona. Os dois experimentos mais recentes, The Witcher e O Poder e a Lei, reforçam o que deu certo com Você no início do ano: atrações picotadas ficam mais tempo em evidência quando comparadas àquelas com todos os episódios despejados de uma vez só.

O ranking top 10 da Netflix da última semana, de 31 de julho a 6 de agosto, registra a performance do segundo volume de episódios da segunda temporada de O Poder e a Lei, lançados dia 3. O drama jurídico foi líder nesse período entre os programas de língua inglesa.

Nos cinco semanas de disponibilidade, a segunda temporada de O Poder e a Lei não saiu nenhuma vez das cinco primeiras colocações no ranking semanal da gigante do streaming (duas vezes líder e duas vezes segunda colocada).

Já a primeira temporada, com todos os dez episódios soltos na plataforma no dia 13 de maio do ano passado, ficou apenas quatro semanas entre as cinco mais no top 10. Na quinta semana, foi a oitava colocada; nona posição na sexta semana. E depois disso saiu do top 10.

Com The Witcher ocorreu algo similar. A terceira temporada, lançada em duas partes (29 de junho, 27 de julho), está há seis semanas entre as cinco melhores colocadas no ibope da Netflix, acumulando três primeiros lugares.

A segunda temporada do drama fantasioso, solta inteira em 17 de dezembro de 2021, ficou fora das cinco mais a partir da sexta semana (sétima posição). Após essa sequência, sumiu do ranking.

Com Você, O Poder e a Lei e The Witcher, a Netflix conseguiu o que queria: deixar suas séries em evidência mais do que três semanas ou um mês após o lançamento ou estreia na plataforma. Com todos os episódios disponíveis de uma vez, o assinante os devora ferozmente, nas famigeradas maratonas, e tal atração passa a ter um tempo de validade curtíssimo.

Nesse divisão de episódios mensais, como a própria empresa os chama, determinada série aumenta sua expectativa de vida, digamos assim, ficando mais destacada na mídia e gerando engajamento durante um tempo maior do que tem sido o padrão das obras da Netflix.

Vale esperar para ver qual vai ser a próxima série a receber esse tratamento que, ao menos pelos números de audiência do tudum, provou ser bem-sucedido.


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