BASTIDORES

Peça-chave no caso Griselda, detetive June está viva e colaborou com a série

Policial conversou com a atriz que a interpreta na minissérie da Netflix
REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Recorte de jornal sobre a detetive June Hawkins; Juliana Aidén Martinez em Griselda
Recorte de jornal sobre a detetive June Hawkins; Juliana Aidén Martinez em Griselda

Personagem crucial no desfecho do caso Griselda, narrado na minissérie homônima da Netflix, a detetive June Hawkins está viva e participou do desenvolvimento da história. Aos 73 anos, casada com o policial Al Singleton (vivido na atração por Carter MacIntyre), que a ajudou nessa investigação, June conversou com a atriz que a interpreta em Griselda e compartilhou detalhes sobre como foi combater o narcotráfico na Miami de 50 anos atrás.

Esse detalhe é curioso porque geralmente, em tramas desse tipo, baseada em fatos, a escolha é por reunir diferentes tipos de policiais reais em uma única personagem, pois dessa forma se tem mais liberdade criativa. Contudo, a raridade da situação, de ter uma pessoa viva e testemunha de todo o caso, não poderia ser desperdiçada. O destaque dado a uma personagem inteira e única é merecido.

Leia no Diário de Séries: Conheça a história real de Griselda Blanco

No apogeu da chamada Guerra da Cocaína em Miami, durante os anos 1970, June Hawkins era uma das primeiras mulheres polícias da cidade da Flórida. Aquilo que o público vê na minissérie, ela sofrendo todo tipo de assédio, moral e sexual, dentro do recinto policial realmente aconteceu.

“Naquela época, você simplesmente não dava muita importância a algumas das provocações, como a questão do ar condicionado e o enrijecimento dos mamilos ou qualquer coisa do tipo”, disse em entrevista para a própria Netflix. “Eu sabia que eles [detetives homens] estavam me testando e eu estava preparada para aquilo.”

Ela sofreu rejeição na dinâmica do trabalho, sendo designada para uma função fora da ação das ruas, de fato. “Me colocaram numa sala com um monte de nomes, fotografias e informações e disseram: ‘Dê algum sentido a isso e vamos descobrir quem está cometendo todos esses assassinatos, tiroteios e assim por diante.’”

Juliana Aidén Martinez, que vive June em Griselda, passou horas conversando com a ex-detetive enquanto fazia pesquisa para o papel. A atriz tinha uma conexão natural com June, por ambas terem crescido em uma comunidade predominantemente cubana, em Miami. Isso ajudou na conexão.

“Quando ela era detetive”, contou Juliana falando de June. “Miami era a capital de homicídios nos Estados Unidos. “Por ser cubana-americana, ela compreendia a autenticidade cultural e os fatores acerca daquilo, como saber nutrir uma relação com testemunhas na base da conversa.”

Juliana chega a traçar paralelos entre a vida de June e Griselda, por ambas se firmarem como mulheres assertivas e dominantes em um ambiente masculinizado. “Os homens não conseguiam vê-las como algo além da esfera doméstica a que estavam tão habituados”, comentou. “Elas fizeram uso do elemento surpresa em seu próprio benefício, provando ser resilientes e donas de grande desenvoltura.”

Sofia Vergara (à esq.) com Juliana Aidén Martinez em Griselda
Sofia Vergara (à esq.) com Juliana Aidén Martinez em Griselda

Encontro entre June e Griselda

A cena mostrada na minissérie, de June encontrando Griselda na prisão, é uma adaptação do que aconteceu na realidade. “Eu só encontrei ela uma única vez”, revelou a ex-detetive.

“Naquela ocasião, eu já tinha saído da divisão de homicídios, estava trabalhando com inteligência criminal em um setor diferente. Alan [Singleton, o detetive de Miami que se uniu a June no caso Griselda Blanco] me ligou e disse: ‘Ei, estou com Griselda aqui.’”

“Então”, continuou. “Eu desci as escadas e lá estava ela sentada à mesa parecendo uma avó. Eu não interagi pessoalmente com ela, apenas a observei. E pensei: ‘Poxa, ela parece tão pequena’ Na minha visão, ela não parecia aquela grande mulher durona que presumimos que seria. Ela estava simplesmente diminuída em todos os sentidos. Velha, com aparência cansada, ressentida”.

Veja fotos reais de June Hawkins

Detetive June Hawkins
Detetive June Hawkins
Detetive June Hawkins


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!