Eis um sinal do poderio de Grey’s Anatomy. A atração, lançada em 2005, foi uma das quatro séries mais vistas no streaming em 2022, nos Estados Unidos. Está tão bem posicionada assim, 17 anos após a estreia, serve como argumento para que a trama continue por mais temporadas. É o debate que atualmente toma conta das salas de reunião da rede ABC, a dona do drama médico.
Nos EUA, Grey’s Anatomy está no catálogo da Netflix. No ano passado, a série registrou 26,8 bilhões de minutos assistidos, ficando atrás apenas de Ozark, NCIS e Stranger Things, todas igualmente disponibilizadas na gigante do streaming. Os dados são da Nielsen, o ibope americano.
Ter muitos episódios disponíveis para serem assistidos, quase 400, contribui para Grey’s Anatomy atingir essa audiência. Contudo, outras séries com contagem similar, como Supernatural e Criminal Minds, não chegaram perto do número de minutos assistidos alcançados pela narrativa ambientada no hospital Grey Sloan Memorial.
Soma-se a essa popularidade no streaming a audiência na TV convencional. O drama médico é o mais visto da rede ABC na temporada 2022-2023. Uma coisa puxa a outra. O público da TV vai para o streaming e vice-versa. Pelo sentido prático de negócios no mundo do entretenimento, não tem razão para não continuar com a empreitada.
O fator mais importante da audiência alta na Netflix é a chegada de jovens no grupo de fãs de Grey’s Anatomy. É algo muito diferente de NCIS, por exemplo, que é carregada pelo público de mais idade, acima dos 45 anos. Ter jovens na sua base de audiência é um fator decisivo para permanecer de pé, encoraja a continuação.
Com toda a certeza, esse dado da Nielsen sobre 2022 faz parte da conversa sobre a renovação ou não da série. Embora tenha perdido Ellen Pompeo (a protagonista Meredith Grey) e Krista Vernoff (a showrunner), Grey’s tem tudo para voltar para uma 20ª temporada. A rede ABC trava uma busca por uma nova showrunner.
No estágio atual, Grey’s Anatomy está em uma situação de ser avaliada temporada após temporada, sem renovações múltiplas ou algo assim. O cenário indica uma renovação. O contrário disso seria (uma grande) surpresa.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br