REPRODUÇÃO/GLOBO
Ayrton Senna ergue as mãos dentro de carro da McLaren
O Globoplay bate a Netflix na tomada de tempo e larga na frente. Antes da aguardada estreia da série Senna feita pela gigante do streaming, a plataforma da Globo vai lançar um documentário especial sobre a vida e carreira do piloto brasileiro no próximo 1º de maio, dia que marca 30 anos da morte do tricampeão de Fórmula 1. Enquanto isso, a Netflix ainda não anunciou quando lançará a série Senna, mas afirma que vai acontecer ainda neste ano.
Intitulada de Senna por Ayrton, a série documental do Globoplay tem um charme especial. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, a atração terá o próprio Ayrton Senna como narrador. Para ter esse feito em primeira pessoa, foram pesquisadas cerca de 150 horas de gravações de entrevistas do piloto. São imagens e áudios da Globo mais registros extras cedidos por veículos nacionais e estrangeiros.
Ou seja, todos os três episódios de Senna por Ayrton contam com imagens de arquivo, incluindo depoimentos de familiares e amigos. Não foram realizadas entrevistas exclusivas para o doc.
No caso da série Senna, da Netflix, a proposta é mostrar um pouco de tudo de sua trajetória, misturando aspectos da vida pessoal e profissional. Ayrton Senna é interpretado por Gabriel Leone (Dom) na atração considerada a maior produção nacional da história da Netflix Brasil. Especula-se que foram gastos R$ 250 milhões para fazer os seis episódios da minissérie.
Com o devido aval da família do esportista, Senna foi gravada em quatro países, representando sete ou oito nações diferentes, e mostrará cerca de 50 corridas.
O ponto de partida do enredo será o começo da carreira automobilística, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br