ORIGEM

Franquia Yellowstone: confira a genealogia da família Dutton (com 1923)

Segundo spin-off do drama faroeste estreia, no Brasil, neste domingo (3)
IMAGENS: DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT
Tim McGraw (à esq., 1883), Harrison Ford (1923) e Kevin Costner (Yellowstone); tripé da franquia
Tim McGraw (à esq., 1883), Harrison Ford (1923) e Kevin Costner (Yellowstone); tripé da franquia

Após um mês e meio de atraso, a série 1923 chega ao Brasil, estreando neste domingo (3), no Paramount+. Esse é o segundo spin-off da franquia Yellowstone, continuando a história contada em 1883. Como os nomes dessas duas séries indicam, trata-se dos respectivos anos onde as narrativas se desenrolam, contando toda a história da família Dutton, dona do rancho Yellowstone. 

A linha do clã tem duas pontas definidas: começa com James Dutton, em 1883, e chega até John Dutton 3º, em Yellowstone. O que complica é o meio campo, o que acontece entre um e outro. Traçar a genealogia dos Duttons é uma tarefa complicada. Nem mesmo os atores entendem direito quem é parente de quem.

Tudo começou quando James, a mulher (Margaret) e os três filhos partiram rumo ao Oeste americano. James lutou na Guerra Civil Americana (1861-1865), Margaret foi enfermeira no Exército. Eles queriam chegar em Oregon, no sudoeste extremo do atual território dos Estados Unidos, litoral do Pacífico, partindo da porção oriental do país. Mas eles, por diversas dificuldades e fatalidades, se estabeleceram no Estado de Montana, pertinho de Oregon

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, o ator James Badge Dale, intérprete de John Dutton Sr., revelou que há uma piada interna nos bastidores de 1923 sobre a genealogia do clã. “Eu brinco com o Harrison Ford [o Jacob Dutton] de que somos parentes… só não sei como”, disse, aos risos.

Taylor Sheridan, criador de toda a franquia Yellowstone, deixou as peças soltas para os fãs teorizarem e curtirem aos poucos as importantes revelações da família Dutton. Vale lembrar que muita coisa só será definida mesmo em dois spin-offs que vem por aí, um ambientado na década de 1940 e o outro em 1960.

Enquanto isso, confira o que se sabe até agora da genealogia da família Dutton:

Isabel May em 1883
Isabel May em 1883

1883

James Dutton (Tim McGraw), casado com Margaret (Faith Hill), dá o pontapé inicial em 1883

Eles tiveram três filhos: Elsa (Isabel May), Spencer e John Dutton, que na genealogia é chamado de John Dutton Sr.; os dois homens herdeiros aparecem em 1923, Elsa é a narradora.

James Dutton tinha uma irmã, a Claire (Dawn Olivieri), e um irmão, o Jacob, este também presente em 1923. Toda a descendência de Claire foi perdida, do marido aos filhos.

Harrison Ford e Helen Mirren na série 1923
Harrison Ford e Helen Mirren na série 1923

1923

Jacob Dutton é interpretado por Harrison Ford no segundo spin-off de Yellowstone. Ele se casou com Cara (Helen Mirren) e não tiveram filhos. Ambos são figuras paternas para Spencer (Sklenar) e John Dutton Sr. (James Badge Dale).

Jacob e Cara passam a cuidar do rancho após as mortes de James e Margaret.

Sobrinho de Jacob, John Dutton Sr. casa com Emma (Marley Shelton) e têm um filho: Jack Dutton (Darren Mann). Jack tem casamento marcado com Elizabeth (Michelle Randolph).

1923 ainda não apresentou o avô de John Dutton 3º, vivido por Kevin Costner em Yellowstone. 

Existe uma teoria de que Jack, nome que muitas vezes serve de apelido para John, possa ser a versão jovem de John Dutton Jr./2º, o pai de John Dutton 3º. Assim, John Dutton Sr. seria o tal avô.

A confusão se dá porque, como é costume nos Estados Unidos, o “Junior” carrega o nome do pai. Mas o “2º” poder fazer referência a um tio, avô… 

O ator Kevin Costner em cena de Yellowstone
O ator Kevin Costner em cena de Yellowstone

Yellowstone

O pai de do personagem de Kevin Costner, John Dutton Jr. (Dabney Coleman), é visto em cenas de flashback na série Yellowstone.

John Dutton 3º é viúvo, foi casado com Evelyn (Gretchen Mol). Eles tiveram três filhos biológicos: Lee (Dave Annable), Beth (Kelly Reilly) e Kayce (Luke Grimes); Jamie (Wes Bentley) foi adotado.

Kayce se casou com Monica (Kelsey Asbille) e tiveram um filho, Tate (Brecken Merrill). Tate é o mais jovem herdeiro da família Dutton, na ponta mais jovem da árvore genealógica.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!