DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Jenna Ortega (à esq.) nos bastidores de Wandinha
Implementado em setembro de 2020, o protocolo sanitário contra a Covid-19 será descartado em Hollywood a partir de maio. Com isso, a vacina que combate o vírus letal deixa de ser obrigatória para todas as pessoas que trabalham na indústria de entretenimento americana, de operários a atores.
A cartilha de medidas para combater a propagação da Covid-19 nos sets de séries foi renovada diversas vezes de 2020 até agora. O vínculo mais recente se encerra no sábado (1º). Os vários sindicatos de Hollywood entraram em acordo com a AMPTP (associação que representa os estúdios e produtoras) para acertar uma breve renovação até 11 de maio.
Essa data é a mesma estabelecida oficialmente pelo governo americano, quando a Casa Branca deixará de fazer declarações de emergência contra a Covid-19, conforme estabelecido pelo Departamento de Saúde do país.
Detalhes técnicos foram desenhados para se cumprir a partir de 12 de maio. Basicamente, a série cuja produção foi iniciada antes dessa data pode continuar exigindo a carteirinha de vacinação em dia dos funcionários e atores, assim como cobrar uso de máscara e higienização pessoal de quem trabalha próximo do elenco, como figurinistas e maquiadores.
As produções que começarem os trabalhos de 12 de maio em diante estão livres de qualquer protocolo. A partir daí, sugestões sanitárias ficam a cargo de cada produtora/estúdio de forma pontual, caso assim desejarem. Não haverá mais obrigações.
Os sindicatos e a AMPTP divulgaram notas confirmando o fim do protocolo em Hollywood. Particularmente, o sindicato dos atores (o SAG), presidido pela atriz Fran Drescher (ex-The Nanny), foi um dos mais vocais contra a exigência da vacina. Há meses ela fez lobby nos bastidores para retirar esse item da cartilha.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br