ANÁLISE

Entenda por que o Apple TV+ é o streaming mais confiável do mercado

Em 2022, a plataforma da Apple renovou 14 séries e cancelou somente uma
DIVULGAÇÃO/APPLE TV+
Octavia Spencer no drama Truth Be Told
Octavia Spencer no drama Truth Be Told

Com muito mais renovações do que cancelamentos em 2022, o Apple TV+ se consolidou como o streaming mais confiável do mercado. O assinante pode investir tempo na plataforma, pois a tendência é que determinada série lançada terá a sua trama concluída de alguma forma. Essa é uma característica valiosa levando em conta a prática da concorrência, que tem feito uma verdadeira faxina nos respectivos catálogos, cancelando atrações inacabadas. Vide os casos recentes da Netflix e HBO Max.

São tantos os cancelamentos abruptos que muitos espectadores criaram um novo hábito: só assistem uma série após ela ser renovada para a segunda temporada. Isso para não se debruçar em uma história que, por qualquer motivo, terá um final inconclusivo devido ao fim precoce da produção.

Por que o Apple TV+ é diferente

Entre todos os streamings disponíveis no mercado, o Apple TV+ lidera o grupo dos privilegiados. A Apple, fabricante dos celulares, notebooks e computadores mais cobiçados do planeta, mantém os números do Apple TV+ em segredo absoluto. Acredita-se que isso é feito para não expor o prejuízo dado pela plataforma.

Porém, o objetivo do streaming não é dar dinheiro para a Apple. A empresa ganha mais do que o suficiente com os produtos emblemáticos que vende. O streaming é um plus, uma maneira de se posicionar em Hollywood. E a aposta é em séries de ponta, com profissionais do mais alto gabarito na frente das câmeras e nos bastidores.

Uma série é cancelada porque dá prejuízo, por não conquistar o público esperado, entre outras determinantes. No Apple TV+, a fórmula não tem esses fatores escritos em pedra. O cancelamento só vem se uma produção for um verdadeiro desastre, que seja um desfalque monstruoso no cofre e não tenha entregue o mínimo de engajamento.

Charlie Hunnam em imagem da série Shantaram
Charlie Hunnam em imagem da série Shantaram

Exemplo perfeito disso é Shantaram. O drama protagonizado por Charlie Hunnam (Sons of Anarchy) foi cancelado após uma única temporada, anúncio dado em meados deste mês. Foi o primeiro cancelamento do Apple TV+ em mais de um ano (14 meses).

Nos corredores da empresa da maçã, as conversas giravam em torno de que Shantaram teria três temporadas. Contudo, a série foi recebida com frieza pela mídia e gerou pouca repercussão entre o público. Além disso, a produção da série foi bastante cara e complexa, com gravações na Índia, Austrália e Tailândia. Isso pesou bastante na tomada de decisão. A primeira temporada, por exemplo, demorou mais de dois anos para ficar pronta.

Por outro lado, o streaming da Apple renovou 14 séries somente em 2022. Esses números dão ao assinante a perspectiva de que aquela série da plataforma que por ventura começar a assistir terá um final adequado.

Atores da alta prateleira hollywoodiana, aliados a profissionais tarimbados, formam o plantel do Apple TV+. A expectativa é que as séries lançadas sempre sejam diferenciadas pela qualidade do conjunto da obra, da atuação ao roteiro. 

Ou seja, se a Apple aprovar uma atração, é quase garantia de que coisa boa vem por aí. E, claro, deverá ter a oportunidade de colocar um ponto final na narrativa, sem deixar o assinante frustrado.

Eis alguns atores e atrizes que atualmente estão na Apple (séries já lançadas):

Adam Scott e Patricia Arquette (Ruptura)
Gary Oldman (Slow Horses)
Elisabeth Moss e Wagner Moura (Iluminadas)
Jason Sudeikis (Ted Lasso)
Jennifer Aniston e Reese Witherspoon (The Morning Show)
Lauren Ambrose e Rupert Grint (Servant)
Jared Harris e Lee Pace (Fundação)
Octavia Spencer (Truth Be Told) – Kate Hudson e Aaron Paul em temporadas anteriores
Rose Byrne (Physical)


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!