Um homem precisa escoltar uma criança em meio ao apocalipse zumbi. O que serve como premissa da história de The Last of Us, game que virou série na HBO, é o resumo de Daryl Dixon, spin-off da franquia The Walking Dead que finalmente estreia no Brasil, nesta sexta-feira (3), no Prime Video. É possível afirmar, então, que Daryl Dixon é uma cópia de The Last of Us por surgir depois?
Nos Estados Unidos, a primeira temporada da série que acompanha o herói interpretado por Norman Reedus foi lançada em setembro do ano passado, oito meses após The Last of Us começar sua exibição na HBO. A atração de The Walking Dead foi alvo de questionamentos sobre ser ou não uma imitação.
Sincero, o produtor-executivo Greg Nicotero falou da origem de Daryl Dixon sem fugir do inevitável. O desenvolvimento da história liderada pelo galã do apocalipse zumbi iniciou há sete anos; o game The Last of Us nasceu em 2013.
Em Daryl Dixon, o herói precisa proteger Laurent (Louis Puech Scigliuzzi), adolescente tido como a salvação da humanidade. A aventura se passa em um mundo rodeado de perigos, sejam vindos dos mortos-vivos ou dos vivos-vivos mesmo, humanos que são ameaça. Pode-se dizer que é idêntica a The Last of Us, não é mesmo?
Nicotero pensou igual, conforme revelou em entrevista ao site Entertainment Weekly. Ele se deparou com as semelhanças ao ver o primeiro episódio da produção da HBO. Naquele momento, ele não tinha muito o que fazer a não ser lidar com o fato de ambas as narrativas terem um ponto de largada comum.
“Nós estávamos no meio da produção [de Daryl Dixon] quando The Last of Us estreou”, falou Nicotero. Ele reconheceu a equivalência explícita, mas rapidamente descreveu o que diferencia uma da outra.
“Daryl Dixon é a continuação da história do personagem titular”, esclareceu. “Ele está disposto a proteger e entregar esse garoto, mas esse não é o seu único propósito. O objetivo dele é voltar para casa. Ele quer reencontrar Judith (Cailey Fleming), Carol (Melissa McBride) e o povo de Commonwealth”. Lembrando que essa aventura de Daryl se passa na Europa.
“Ele meio que foi enganado nesse desvio na França”, continuou o produtor. “Acho que a ideia de que ele se conecta com esse garoto parece um pouco com The Last of Us, mas quando você adentra na jornada de Daryl, percebe-se que há distinções. Ambas as séries são diferentes, no todo, e o espectador pode curtir as duas com tranquilidade.”
A primeira temporada de Daryl Dixon é composta de seis episódios; a segunda leva está confirmada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br