SANGUE VERDE E AMARELO

Um quê de Brasil em Dead City: saiba quem é a diretora Gandja Monteiro

Ela se destacou em Wandinha, fez The Witcher e foi escalada para série da Marvel
IMAGENS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Gandja Monteiro e um "zumbi" nos bastidores de Dead City
Gandja Monteiro e um "zumbi" nos bastidores de Dead City

A reta final de The Walking Dead: Dead City contou com uma participação (meio) brasileira mais do que especial. Os dois últimos episódios da primeira temporada do quarto spin-off da franquia zumbi, que estreou em território tupiniquim nesta semana, no Prime Video, contou com a direção de Gandja Monteiro, diretora nascida em Nova York, mas filha de brasileiros.

Ela coordenou as cenas dos capítulos História que Contamos a Nós Mesmo (o quinto) e Estamos em Casa (sexto). Momentos importantes da trama, sobre a união inusitada entre Maggie (Lauren Cohan) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) tiveram ápices nesses episódios, incluindo cenas épicas no esgoto de Nova York.

Dead City foi apenas um trabalho de Gandja exibido pela TV americana em 2023. Ela também assinou dois episódios da terceira temporada de The Witcher (Netflix). Tudo isso após, no ano anterior, ganhar bastante evidência por dirigir dois capítulos de Wandinha, série com o carimbo do cineasta Tim Burton e a mais vista de toda a história da Netflix (entre as atrações de língua inglesa).

O próximo projeto dela em Hollywood é Agatha, minissérie da Marvel para o Disney+ que é spin-off de WandaVision. A expectativa é que a comédia dark estreia ainda neste ano, na plataforma do Mickey Mouse.

Gandja Monteiro
Gandja Monteiro

Conheça Gandja Monteiro

Gandja Monteiro é uma cidadã do mundo, status que usufrui desde pequena, indo de lá para cá por causa dos pais, que são mineiros. Por capricho do destino, ela nasceu em Nova York (tem uma irmã londrina, para se ter uma ideia). Porém, toda a infância foi vivida no Brasil, entre as cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, até uns dez anos de idade.

Depois disso, a residência oficial foi Nova York, sem nunca deixar de visitar o Brasil pelo menos uma vez por ano. Atraída pelo universo da arte, Gandja foi logo se apaixonando pela engrenagem das produções de filmes, comerciais, séries e afins. E resolveu se dedicar a essa área.

Ela tem graduação na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York (NYU), uma das escolas de artes cênicas e cinematográficas mais prestigiadas nos Estados Unidos. A carreira na direção começou na publicidade, dirigindo propagandas de marcas famosas como Nike, Adidas e Coca-Cola.

Com trabalhos gravados em mais de 12 países, quatro continentes e oito idiomas, Gandja Monteiro tem também no currículo produções autorais, mais artísticas do que comerciais. Ela, por exemplo, tem jeito para dirigir videoclipes, como fez com os rappers brasileiros Marcelo D2 e Emicida, além do americano Pusha T.

Na TV americana

O primeiro grande projeto da diretora na TV americana foi Vida, elogiado drama disponível na Netflix sobre o relacionamento de duas irmãs. Ao longo de três temporadas, a série prezou por colocar mulheres na direção. Gandja dirigiu dois capítulos da segunda leva de episódios, em 2019.

No ano seguinte, ela passou por No Escuro (In the Dark, Globoplay). Em 2021 veio o trabalho de maior responsa até então, sendo produtora e diretora de The Chi na quarta temporada. Foram quatro episódios dirigidos pela brasileira-americana, incluindo o season finale (final de temporada).

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross