ANIVERSÁRIO

De Rihanna a casa de Psicose: 6 curiosidades sobre Bates Motel (10 anos)

Prelúdio do clássico do cinema, a série atualmente pode ser vista no Globoplay
DIVULGAÇÃO/A&E
Rihanna em cena de Bates Motel
Rihanna em cena de Bates Motel

Neste sábado (18), a imperdível série Bates Motel completa dez anos. O terror psicológico, considerado prelúdio do filme clássico Psicose (1960), é cercado de curiosidades, como a atuação especial da cantora Rihanna, a quase escalação de Timothée Chalamet na pele de Norman Bates e a montagem de réplica da casa vista no longa assinado por Alfred Hitchcock.

Bates Motel encabeçou um movimento relâmpago de canais americanos fora do radar das séries que passaram a investir em produções roteirizadas na década de 2010; foi atração do A&E, especializado em programas educacionais e documentários. No Brasil, a atração atualmente está disponível no Globoplay; o filme Psicose faz parte do catálogo do Telecine.

O drama consagrou os protagonistas Vera Farmiga e Freddie Highmore, cujas atuações receberam elogios da mídia, aplausos do público e reconhecimento em premiações. A trama narra eventos anteriores ao filme.

Após a morte do marido, Norma Bates (Vera) decide começar uma nova vida abrindo um motel (hotel de beira de estrada). Nessa nova jornada, a relação de mãe e filho leva o jovem Norman (Freddie Highmore) para caminhos obscuros.​ Com o passar do tempo, a doença mental de Norman se torna cada vez mais perigosa. A mãe luta para proteger o filho, e aqueles ao seu redor, de si mesmo.

Exibida entre 2013 e 2017, Bates Motel teve cinco temporadas (50 episódios).

Confira seis curiosidades sobre a série:

Casa de Bates Motel (à esq.) imita casa do filme Psicose
Casa de Bates Motel (à esq.) imita casa do filme Psicose

Casa Psicose

Os produtores da série criaram uma casa cujo exterior é uma réplica da casa vista no filme Psicose. No caso, o design foi idealizado por Alfred Hitchcock se baseando em um quadro famoso, batizado de The House by the Railroad (A Casa ao Lado da Ferrovia, em tradução direta). Essa pintura foi a primeira adquirida pelo Museu da Arte Moderna de Nova York, em 1930. Em Bates Motel, a tal casa foi recriada pela terceira vez, seja em evento ou produção de entretenimento.

Timothée Chalamet (?)

Ator indicado ao Oscar por Me Chame Pelo Seu Nome, Timothée Chalamet teve a oportunidade de interpretar o psicopata Norman Bates. Na época, entre 2012 e 2013, ele tinha acabado de encerrar uma boa participação em Homeland e sequer tinha iniciado a carreira no cinema.

O próprio Chalamet contou porque não conseguiu o papel em Bates Motel. Ele foi convocado para fazer um teste e, antes da hora H, foi estudar o personagem no filme Psicose. Acontece que ele se confundiu na pesquisa e assistiu ao filme Psicopata Americano (2000), desenvolvendo sua atuação baseada na personalidade de Patrick Bateman (Christian Bale). Seguro dizer que o teste foi um desastre total. Chalamet era um adolescente, então (15 anos de idade).

Ator e universitário

O papel de Norman ficou com Freddie Highmore, atualmente brilhando em The Good Doctor, interpretando um brilhante médico autista. Freddie foi tão bom no teste, sendo o ator perfeito para o papel, que a série se desdobrou para contar com ele. Na época, o jovem era universitário e não largou os estudos.

Freddie estudava na Inglaterra, Bates Motel era gravada no Canadá, nos arredores de Vancouver. Os trabalhos das duas primárias temporadas coincidiram com a conclusão da graduação dele. Então, as gravações tiveram de se adaptar ao calendário da universidade. 

Olivia Cooke com Freddie Highmore em Bates Motel
Olivia Cooke com Freddie Highmore em Bates Motel

Olivia Cooke e o sotaque

A atriz Olivia Cooke fez Bates Motel (sim, ela mesma, a rainha Alicent de A Casa do Dragão). Britânica, ela teve de deixar o sotaque inglês carregado de lado para interpretar a americana Emma Decody, a melhor amiga de Norman. 

Atriz Rihanna

O produtor Carlton Cuse (Lost), um dos criadores de Bates Motel, deu a ideia de escalar Rihanna para o papel da personagem icônica Marion Crane (que no filme, vivida por Janet Leigh, é assassinada na memorável cena do chuveiro). O que o motivou a chamar a cantora foi o fato dela ser fanzaça da série.

Empolgada com o convite, Rihanna parou a turnê mundial que estava fazendo (2016-2018) e, durante cinco dias, ficou em Vancouver gravando sua participação, que pode ser vista no sexto episódio da quinta e última temporada.

Diferença de idade

Bates Motel contou com uma diferença de idade marcante entre dois personagens centrais. Max Thieriot interpretou Dylan Massett, filho de Norma e meio-irmão de Norman. Acontece que, na vida real, Thieriot é apenas 15 anos mais novo do que Vera Farmiga, a Norma.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!