NOTA 10

Claire Danes deixa Carrie Mathison para trás com três atuações de gala

Pós-Homeland, atriz veterana emplacou séries em várias vitrines, da Apple à HBO Max
DIVULGAÇÃO/APPLE/HULU/HBO MAX
Claire Danes em A Serpente de Essex (à esq.), A Nova Vida de Toby e Círculo Fechado
Claire Danes em A Serpente de Essex (à esq.), A Nova Vida de Toby e Círculo Fechado

Em 2020, aos 41 anos, Claire Danes poderia largar Hollywood porque “zerou” a carreira de atriz. Afinal, além de sempre ser lembrada pelo protagonismo em uma série teen cult (Minha Vida de Cão), enfileirou na prateleira incríveis dez prêmios individuais pelo drama de espionagem Homeland, incluindo dois Emmys, dois Globos de Ouro e um SAG Award. Mas ela, após pausa breve, voltou a pisar no acelerador, deixou para trás a lendária agente da CIA Carrie Mathison e emplacou três atuações de gala na sequência.

Depois do fim de Homeland, Claire Danes “sumiu” durante dois anos. Sua volta ao mundo das séries foi em alto nível, ao lado de Tom Hiddleston (Loki), em A Serpente de Essex, produção britânica de época do Apple TV+ lançada em 2022.

A história ambientada no período Vitoriano (1837-1901) acompanha a londrina Cora (Claire), que passa a morar no vilarejo de Aldwinter após ficar viúva. Por lá, ela esperava encontrar o ar fresco vital para um refúgio necessário. 

Porém Cora, naturalista amadora sem interesse por superstições ou questões religiosas, fica intrigada com a lenda de uma serpente mística que supostamente percorre pântanos da região para tragar vidas humanas.

Também no ano passado, Claire emplacou um papel de outra era, agora na contemporaneidade, em A Nova Vida de Toby (Star+). Ela foi a única coisa boa que escapou da minissérie capenga, embora sua personagem não tenha lhe ajudado nessa árdua missão.

A atriz teve a oportunidade de viver uma mulher brutalmente honesta, chamada de Rachel, que largou o marido, Toby (Jesse Eisenberg). Agenciadora de talentos, a personagem demonstra sinceridade assustadora e compreensível, como deixar claro que ser mãe é um fardo que não queria carregar. Na pele de Rachel, Claire provou todo o seu talento ao tirar leite de pedra.

O trabalho mais recente foi na minissérie Círculo Fechado, lançada pela HBO Max no mês passado. Aqui, ela encarnou Sam Browne, uma mulher ricaça que ajuda a gerenciar a carreira do pai, um chef celebridade bastante famoso. 

O desafio da personagem é ser duas caras. No primeiro momento, Sam é vítima indireta de um sequestro, cujo alvo é seu filho único. Acontece que os criminosos capturaram o adolescente errado e uma sucessão de eventos se desenrola. Nessa, Sam passa a ser tratada como suspeita de ter ligação com o golpe, que apesar de ter dado errado chama a atenção da polícia. A atriz precisou gastar suas expressões e reações nessas duas situações distintas.

Claire Danes é exemplo de atriz, da alta prateleira de Hollywood, que aproveita as oportunidades de escolher o trabalho que bem entender, um privilégio e tanto. Assim, seu talento reconhecido por todos pode ser visto nas mais diversas vitrines. Agora, é esperar saber qual será o seu próximo passo na carreira.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross