DIVULGAÇÃO/MAX
Matheus Nachtergaele em leitura da série Cidade de Deus
A série Cidade de Deus: A Luta Não Para (Max) contará com Matheus Nachtergaele na segunda temporada. O ator paulistano de 56 anos volta a interpretar Cenoura, seu personagem eternizado no premiado filme Cidade de Deus (2002). A produção da nova leva de episódios do revival está em andamento.
Conhecido como o poderoso traficante de drogas e rival de Zé Pequeno (Leandro Firmino), Cenoura está de volta à comunidade após conquistar sua liberdade.
Figura central na violenta guerra de facções em 1980, apresentada no filme, o personagem retorna à cena após os eventos que o levaram à prisão. Mesmo desejando manter-se longe do crime, uma dívida com o amigo Curió (Marcos Palmeira) e o comprometimento com a comunidade faz ele reassumir o papel de liderança no tráfico de Cidade de Deus.
“Fazer o filme Cidade de Deus foi uma experiência maravilhosa! Deixei de lado o protocolo comum de criação de um personagem e me lancei no convívio profundo com o elenco, quase todo formado por não atores”, comentou Nachtergaele. “O longa de Fernando Meirelles marcou época, deixou marcas profundas no público e na estética do nosso cinema.”
“A transposição para a série, com direção de Aly Muritiba, está maravilhosa! A primeira temporada é realmente incrível! Eu estou muito animado para voltar ao Sandro Cenoura e rever amigos, temas e me aventurar nessa viagem de entretenimento cheio de realismo, aventura e denúncias! Vai ser lindo!”
Cidade de Deus: A Luta Não Para narra uma história que se passa duas décadas depois dos acontecimentos do filme consagrado internacionalmente. O ponto de partida é o trabalho fotográfico do agora adulto Buscapé (Alexandre Rodrigues), que quer ser chamado de Wilson ao invés do apelido.
Quando o traficante Lampião (Thiago Martins) deixa a cadeia, a Cidade de Deus novamente vive no meio de uma disputa tensa. Os moradores se veem acuados entre traficantes, milícia e poder público, mas a necessidade de escapar desse ciclo faz a comunidade se unir para enfrentar o opressor.
Trechos do filme em flashbacks ganham a tela para a reconstrução de lembranças e memórias afetivas dos protagonistas.
Vários atores do filme marcam presença na série. Como Roberta Rodrigues na pele de Berenice. A jornada de sua personagem, uma vereadora bem conhecida pelo seu trabalho na periferia, foi inspirada em Marielle Franco (1979-2018). •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br