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Ella Balinska na única temporada de Resident Evil
A Netflix cancelou Resident Evil após uma única temporada, decisão tomada um mês e meio depois do lançamento. Aguardada por muitos, a trama baseada no game homônimo, e que gerou sete filmes, expõe o que há de errado no modelo de fazer negócios da gigante do streaming: série desconexa e soltada na plataforma de maneira errada.
Não é nenhuma surpresa o fim abrupto de Resident Evil. A ficção científica simplesmente não vingou e, com apenas breves olhares nos primeiros episódios, dava para notar que o futuro seria a sarjeta mesmo.
A impressão que se tem é que a Netflix foi desleixada, pensando que a série iria ser sustentada somente pelo fato de fazer parte de uma franquia famosa no mundo do entretenimento. Repetiu o mesmo erro de Cowboy Bebop, outra série aguardada cancelada após uma temporada.
Resident Evil, na tela, foi um monstrengo estilo Frankenstein. Parecia que os diretores gravaram cenas fora da visão dos roteiristas. E, por sua vez, os atores fizeram coisas diferentes do que estava no papel, tudo em uma ambiência igualmente destoada. Era como se fossem várias séries em uma só.
Sem coesão, o drama futurista flopou. A audiência nos primeiros dias até que foi boa, muito em parte pela alta expectativa gerada previamente. Mas a partir da terceira semana no ar, o público fugiu correndo, fazendo os números do ibope interno da própria Netflix apontarem uma queda de mais de 50% do dia para noite, indício de que o assinante viu os primeiros episódios e abandonou a série no meio do caminho.
O tempo do lançamento foi um erro estratégico da plataforma. Resident Evil entrou no catálogo muito próximo a Stranger Things 4. O intervalo de duas semanas entre as duas séries (segundo volume da temporada mais recente do drama teen sobrenatural) foi muito pouco.
E Resident Evil ficou espremida entre Stranger Things e outro sucesso arrebatador: Virgin River. Fora que, dias depois, chegou Sandman. Em outro período do ano, longe de séries tão badaladas, Resident Evil poderia funcionar melhor. Tipo neste final de agosto e começo de setembro. A próxima grande estreia da Netflix apenas será dia 9, com episódios novos de Cobra Kai.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br