NOVOS TEMPOS

NBC estuda cortar uma hora do horário nobre; séries estão em perigo

Mudança radical resultaria em um impacto tremendo; entenda o que está acontecendo
DIVULGAÇÃO/NBC
Jason Beghe na 9ª temporada de Chicago P.D.
Jason Beghe na 9ª temporada de Chicago P.D.

Para enxugar gastos, a rede americana NBC estuda cortar uma hora do horário nobre, movimento radical que resultaria em um impacto severo no mundo das séries. Atrações que atualmente estão na grade de programação correm risco de serem canceladas. Segundo informações do Wall Street Journal, a medida está nos primeiros estágios de discussão. Se aprovada, entrará em vigor no ano que vem.

Nos Estados Unidos, desde que a TV é TV, as três redes mais antigas (ABC, CBS e NBC) reservam três horas da noite para o chamado horário nobre (primetime), das 20h às 23h. Nesse espaço, são exibidas as principais atrações da casa, de realities a séries. No caso, a NBC iria largar a faixa das 22h-23h e entregaria às emissoras locais; a Fox tradicionalmente já faz isso.

Começar o horário nobre mais cedo não é possível. A faixa das 19h é local e antes, às 18h30, é o espaço dedicado ao jornal nacional da NBC, concorrendo com as rivais (menos a Fox, que não tem o seu “JN”).

As redes afiliadas teriam grandes benefícios com tal modelo, pois receberiam no colo uma faixa do horário nobre para negociar com anunciantes locais, melhorando o caixa. “Nós estamos sempre analisando estratégias para que o nosso negócio de TV seja viável e o mais forte possível”, falou um porta-voz da NBC ao Wall Street Journal.

Dança das cadeiras na NBC

Somente com esse corte de uma hora, a NBC economizaria dezenas de milhões de dólares. Isso porque não precisaria mais produzir séries de ponta, por exemplo, para preencher a faixa final do horário nobre.

Atrações importantes ocupam atualmente a faixa das 22h na NBC. Na próxima fall season, principal temporada de lançamentos de séries, que começa em meados de setembro, estas são as produções programadas para irem ao ar nesse horário: Quantum Leap (segunda), New Amsterdam (terça), Chicago P.D. (quarta) e Law & Order: Organized Crime (quinta).

Uma verdadeira dança das cadeiras entraria em cena, acabando com a noite dedicada à duas franquias, com três séries exibidas na sequência: Chicago (quarta) e Law & Order (quinta). No manejo, com certeza atrações vão sair da grade da NBC. 

A salvação do cancelamento é, talvez, serem reaproveitadas no streaming Peacock, integrante do conglomerado NBCUniversal. Algo nessa linha ocorreu com a novela Days of Our Lives. Após 57 anos ininterruptos ocupando a faixa vespertina da NBC, o folhetim passou a ser exclusivo do Peacock. Se a plataforma não existisse, a novela seria cancelada.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!