O SBT definiu o horário de exibição de Brooklyn Nine-Nine, comédia besteirol de grande sucesso no Brasil que será transmitida pela primeira vez na TV aberta. A sitcom policial vai entrar no ar nas noites de domingo, conforme avisa uma propaganda veiculada durante a programação da emissora paulista. O dia da estreia ainda não foi divulgado.
O locutor do comercial dá o recado em forma de pergunta: “Como fechar o seu domingo de maneira leve e divertida?”. É a deixa de que Brooklyn Nine-Nine, que ganhou o subtítulo de Lei e Desordem, será exibida após o Programa do Silvio Santos.
Seguindo o padrão, os episódios vão entrar no ar por volta da meia-noite. No caso, deixa a grade do SBT o programa André Rieu e Orquestra, com apresentações do premiado maestro e violinista holandês André Rieu.
Trata-se de questão de programação e melhor encaixe de Brooklyn Nine-Nine no SBT. É preciso levar em conta a classificação indicativa da comédia, A14, não recomendada para menores de 14 anos. Um espaço diário, na faixa vespertina, seria improvável.
Começo de noite e horário nobre, esquece, sem chance. Domingo à noite acaba sendo um melhor horário do que sábado, por exemplo. Pode funcionar para quem gosta de assistir uma sitcom antes de dormir, hábito bastante comum. É a validação da proposta do locutor sbtista, de fechar o domingo com descontração.
No SBT, Brooklyn Nine-Nine deve ter de dois a três capítulos exibidos na sequência a cada domingo, para ocupar uma hora da grade; os episódios da comédia são curtos, com cerca de 20 minutos de cena. Isso porque, à 1h da manhã, é a vez do jornalístico SBT News na TV.
A expectativa é que a sitcom consiga reter a audiência que pegar do Programa Silvio Santos, algo que a atração André Rieu e Orquestra falha. Os shows do maestro perdem mais de 66% do público vindo do PSS, marcando por volta de 2 pontos no ibope da Grande São Paulo.
Exibida nos Estados Unidos entre 2013 e 2021, Brooklyn Nine-Nine acompanha sete detetives de uma delegacia fictícia do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) que precisa se ajustar à rotina de trabalho sob as diretrizes de seu novo comandante, o sério e severo capitão Raymond Holt (Andre Braugher).
A série teve 153 episódios espalhados em oito temporadas. Já foi atração da Warner Channel (TV paga) e pode ser vista na Netflix (streaming).
Veja o vídeo da chamada de Brooklyn Nine-Nine, no SBT:
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br