DIVULGAÇÃO/CBS
Tom Selleck em cena de Blue Bloods
O drama policial Blue Bloods encerrou a temporada 2023-2024 da TV americana com o rótulo de série com o público mais velho. Segundo dados da Nielsen, a atração liderada por Tom Selleck foi vista por uma audiência formada por pessoas com 73 anos (média). Isso levando em conta quem acompanhou a série “ao vivo”, na TV, sem considerar a performance no streaming.
Nos EUA, Blue Bloods faz parte da programação da rede CBS, que é a líder de audiência no geral e contou com nada menos do que 11 programas cuja média de idade dos telespectadores ultrapassou os 70 anos. Blue Bloods, que pode ser vista no Brasil pelo canal Universal, vai acabar em dezembro, na atual 14ª temporada.
Já na rival NBC, a série líder com o público mais experiente foi Magnum P.I. (média de 71 anos), enquanto na Fox, tradicionalmente carregada por jovens, contou com Alert: Missing Persons Unit na preferência dos velhinhos (65,7 anos).
Leia no Diário de Séries: Tracker é a série líder de audiência da temporada 2023-2024; veja top 25
Quando a Nielsen coloca na mesa os números de audiência dos streamings, o jogo muda completamente, pois a média de idade dos espectadores despenca. Isso só comprova que os mais jovens, de fato, cada vez menos assistem à TV obedecendo ao modelo tradicional, da grade fixa.
Dois exemplos disso. A sitcom Abbott Elementary, na rede ABC, marcou uma média de telespectadores de 61 anos. No streaming, a média foi de 30 anos. Já com Law & Order: SVU, da NBC, a média de idade do público do streaming foi cerca de 20 anos menor do que o da TV convencional (64 anos).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br