HISTÓRIA DA TV

Ator revela por que A Grande Família acabou: ‘Assunto proibido’

Lúcio Mauro Filho conta qual foi o momento da decisão sobre o fim da comédia
REPRODUÇÃO/GLOBO
Lúcio Mauro Filho no último episódio de A Grande Família
Lúcio Mauro Filho no último episódio de A Grande Família

Maior e melhor sitcom brasileira, A Grande Família (2001-2014, Globo) superou um climão para determinar quando seria o fim. Em entrevista ao podcast Podpah, o ator Lúcio Mauro Filho (o Tuco na comédia), deu detalhes de como esse processo aconteceu atrás das câmeras. Segundo ele, discutir o final da trama era “assunto proibido”. Mas após tanto tempo no ar tornou-se necessário.

Lúcio disse que, anualmente, havia uma reunião para discutir o que viria pela frente na narrativa da série. Quando A Grande Família completou dez anos no ar, em 2011, o ator tomou coragem e fez a pergunta temida.

“Eu nunca falava nada, mas, na reunião de dez anos, falei: ‘Estamos pensando em terminar alguma hora?’”, questionou o mais novo do elenco principal. “Fiz a pergunta proibida. Ficou um clima!”

Como tentativa de amenizar a tensão, Marco Nanini (o Lineu) entrou na conversa e afirmou que a A Grande Família tinha muita lenha para queimar. O assunto morreu ali, mas continuou após.

Meio sem graça, Lúcio comentou que ligou para a “mãe” Marieta Severo (a Nenê). “Daí eu perguntei: ‘Falei alguma coisa errada?’ Ela falou: ‘meu filho, você tocou no assunto proibido! [Mas] acho que concordo com você’”.

O pensamento de Lúcio era encerrar com propriedade uma série na qual estava dez anos na pele do mesmo personagem. Tal o sentimento é comum para muitos atores em produções tão longevas, que é fechar um ciclo e buscar novos desafios na carreira.

Na reunião anual seguinte, em 2012, foi Marieta quem pediu a palavra, de acordo com o relato de Lúcio: “Ela falou assim: “gente, se o Lucinho, que está fazendo 40, está um pouco agoniado com o que vai fazer depois disso aqui, eu, que estou fazendo 70, fiquei pensando e, realmente, quero fazer outras coisas”.

Concluir uma atração como A Grande Família não era algo tão simples. Naquele 2012 foi tomada a decisão de acabar com a sitcom, mas devido a aspectos burocráticos (como avisar os patrocinadores) e fechamento da trama (processo criativo), o último episódio veio somente dois anos depois, em setembro de 2014.

Disponível no Globoplay, A Grande Família teve 14 temporadas, com 485 episódios. 

Veja Lúcio Mauro Filho falando sobre o fim da sitcom:

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!