Apesar de estarmos na era das estreias simultâneas com os Estados Unidos e com streamings para todos os gostos, tem atração que fez sucesso na TV americana em 2024, com audiência elevada e avaliação positiva da mídia especializada, que ainda não estreou em território brasileiro. O Diário de Séries selecionou as três melhores séries do ano (inéditas no Brasil). Confira:
Elsbeth (da rede americana CBS)
drama policial
Segundo spin-off do aclamado drama jurídico The Good Wife (o outro foi The Good Fight), Elsbeth é um grande achado. A escolha para a nova trama foi perfeita: a atriz Carrie Preston revive a brilhante e esquisita advogada Elsbeth Tascioni, uma das coadjuvantes preferidas do público, com aparições tanto na série mãe quanto no primeiro filhote.
Depois de uma excepcional carreira construída em Chicago, a astuta advogada Elsbeth vai para Nova York. Lá, ela vai utilizar seu ponto de vista singular para fazer observações únicas que vão ajudar a polícia da cidade americana, a NYPD. Não demora muito para ela ser a peça-chave na solução de crimes de grande repercussão.
A cada episódio, o público fica sabendo logo de cara quem cometeu o crime a ser investigado, de assassinato a roubo. O foco da narrativa, então, é seguir os passos de Elsbeth e companhia até que eles resolvam a investigação, superando obstáculos diversos na busca por achar a pessoa culpada.
Atualmente, Elsbeth tem a sexta melhor audiência da TV aberta americana, à frente de toda a franquia Chicago, por exemplo.
Fight Night: The Million Dollar Heist (streaming Peacock)
true crime
Essa minissérie reuniu um elenco espetacular: Kevin Hart, Taraji P. Henson, Samuel L. Jackson, Terrence Howard… Tudo para encenar uma história real épica, sobre um assalto à mão armada orquestrado em torno da luta de retorno do lendário boxeador Muhammad Ali, em Atlanta (EUA).
O drama criminal, com a boa nota 72 (de 100) no site Metacritic, conta como um roubo bizarro ocorreu durante a noite da histórica luta de ressurgimento de Muhammad Ali, em 1970, que havia três anos estava longe dos ringues; seu adversário foi Jerry Quarry. O caso mudou não apenas a vida de um homem, mas o destino de uma cidade inteira.
A trama apresenta no centro um traficante e um detetive, este que foi um dos primeiros policiais pretos da cidade de Atlanta a chegar a esse posto, tendo como missão chegar à resolução do crime.
Com uma fortuna no meio de tudo, o elaborado roubo foi um dos mais ousados que Atlanta já viu, envolvendo várias pessoas do submundo da ilegalidade, indo da capital do Estado da Geórgia até Nova York. O golpe atraiu a atenção da mídia internacional.
Matlock (rede CBS)
drama jurídico
Liderada pela premiada atriz Kathy Bates, vencedora de Oscar e Emmy, Matlock é a número 1 de audiência entre as séries estreantes da fall season de 2024 (no geral, só fica atrás de Rastreador).
A rica advogada aposentada Madeline Kingston (Kathy) retorna à prática buscando justiça pela morte de sua filha, Ellie, mais uma entre tantas vítimas da epidemia de opioides. Madeline consegue um emprego usando o pseudônimo de Matty Matlock, uma viúva, no escritório de advocacia no qual ela acredita ter escondido evidências que poderiam ter salvado a vida de sua filha.
Para ganhar a confiança do escritório, ela deve primeiro aplicar seu intelecto para ajudar seus colegas com outros casos desafiadores. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br