
O ator Eric Dane foi escalado para um papel especial no drama médico Mentes Extraordinárias (Brilliant Minds), disponível na HBO Max. No nono episódio da segunda temporada, previsto para ser lançado nos Estados Unidos em 24 de novembro, ele interpreta um bombeiro com ELA (esclerose lateral amiotrófica), doença neurodegenerativa, progressiva e incurável que Dane tem na vida real.
Na série, o personagem de Eric Dane chama-se Matthew, um herói acostumado a salvar vidas, mas que enfrenta a difícil missão de compartilhar seu diagnóstico com a família.
Em busca de orientação, ele procura o doutor Oliver Wolf (Zachary Quinto), médico inspirado no neurologista e escritor Oliver Sacks, cuja carreira serviu de base para a atração.
Eric Dane revelou sua condição ao público em abril deste ano, ao contar que havia sido diagnosticado com a doença cruel que compromete gradualmente os neurônios motores e leva à perda do controle muscular.
Em entrevista ao programa matinal Good Morning America, referência nos EUA, ele afirmou estar concentrado no essencial: “Tudo o que quero é passar tempo com minha família e trabalhar um pouco, se puder. Não sinto que esse seja o fim da minha história.”
Mesmo com as limitações impostas pela ELA, o ator veterano segue ativo. Atualmente, ele grava a terceira temporada de Euphoria, prevista para 2026, e participou recentemente do drama policial Contagem Regressiva, do Prime Video.
No entanto, sua atual condição de saúde o obrigou a cancelar a participação na cerimônia do Emmy, em setembro, após sofrer uma queda que o levou ao hospital.
A HBO Max lança, a cada quinta-feira, um episódio inédito da segunda temporada de Mentes Extraordinárias. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



