
O criador de The Crown, Peter Morgan, lidou com uma decisão difícil sobre como encerrar a badalada série, vencedora do Emmy de melhor drama, primeira conquista da Netflix nesta categoria. Havia especulação de que o fim do arco narrativo poderia ser em 2012 ou até mesmo dez anos depois. Mas ele escolheu colocar um ponto-final na história no ano de 2005.
Assim, a sexta temporada vai de 1997 até 2005; estreia na Netflix no próximo dia 16. A opção por 2012 seria para mostrar o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª, personagem central da narrativa; foi a comemoração do aniversário de 60 anos de sua coroação, primeira celebração do tipo desde a rainha Vitória, em 1897. E 2022 entrou na pauta por causa da morte da monarca.
Confira os períodos da jornada de Elizabeth que foram retratados em cada temporada de the Crown:
1ª temporada: 1947-1955
2ª temporada: 1956-1964
3ª temporada: 1964-1977
4ª temporada: 1979-1990
5ª temporada: 1991-1997
6ª temporada: 1997-2005

As histórias da sexta temporada de The Crown
Os primeiros quatro episódios da nova temporada retratam o relacionamento da princesa Diana (Elizabeth Debicki) e Dodi Fayed (Khalid Abdalla) florescendo, antes de um fatídico acidente de carro trazer consequências devastadoras.
Em seu primeiro verão como casal divorciado, o príncipe Charles (Dominic West) e a princesa Diana passam férias muito diferentes com seus filhos.
Diana é cortejada pelos Fayed no sul da França, dando aos jovens príncipes um gostinho de iates luxuosos, videogames e noites de cinema. Já Charles segue a tradição no castelo de Balmoral, propriedade que fica na Escócia.
As comparações acontecem na imprensa, alimentadas por paparazzi fervorosos e por alguns integrantes da equipe de imprensa da família real britânica.
À medida que a vida no iate e a constante atenção da mídia perdem seu apelo, Diana deseja retornar para ver seus filhos, que estão de volta a Balmoral. Um desvio para Paris faz com que a situação tensa chegue ao auge, tendo como pano de fundo uma perseguição midiática intensificada e agressiva.
Após a notícia do acidente de carro fatal de Diana e Dodi, uma grande onda de pesar público pega a rainha Elizabeth (Imelda Staunton) desprevenida. Com o palácio inteiro em choque, Al Fayed (Salim Daw) também está processando a perda de seu querido filho. Apesar de esperar que a notícia o aproxime da família real em uma dor compartilhada, ele se vê cada vez mais isolado.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br