BALANÇO

Análise: Xógum é mesmo a melhor série da temporada 2023-2024?

Confira onde ficam O Urso e The Morning Show nessa história
DIVULGAÇÃO/FX
Anna Sawai na minissérie Xógum
Anna Sawai na minissérie Xógum

Para muitos já está decidido: Xógum – A Gloriosa Saga do Japão (Star+) é a melhor série da temporada 2023-2024. Agora… será mesmo? Caso a resposta seja sim, o drama épico supera quais atrações? O Diário de Séries apresenta um balanço sobre somente as melhores séries lançadas entre 1º de junho de 2023 até agora, pegando como referência a janela do Emmy deste ano.

Separar as produções por categorias, tal qual o Emmy faz, serve para um bom começo de conversa. Dessa forma, o topo fica assim:

Melhor drama: The Morning Show (terceira temporada)
Melhor comédia: O Urso (segunda temporada)
Melhor minissérie: Xógum – A Gloriosa Saga do Japão

Entre essas três, qual sai por cima? Os argumentos a favor de Xógum são aqueles que marcam atrações desse porte, com grandes cenas de batalhas, lutas de tirar o fôlego, cenários grandiosos, fotografia de cinema… É repetição da cartilha de Game of Thrones. Mas em outros quesitos, como atuação, roteiro e direção, O Urso (Star+) se sobressai. 

Em todo o ano de 2023, O Urso só não foi melhor do que a arrebatadora Succession e sua temporada final. Nestes primeiros meses de 2024, nenhuma série bateu a comédia dramática urbana, num todo. Assim, O Urso merece o rótulo de melhor série da temporada 2023-2024.

Vale mencionar The Morning Show, que ocupa o lugar deixado por Succession como o mais refinado drama da TV. A atração do Apple TV+ conseguiu crescer leva após leva até atingir o ponto ideal na terceira temporada, apresentando uma história envolvente que vai bem além dos bastidores de um programa de TV: reflete temas que move a sociedade atual.

Ayo Edebiri e Jeremy Allen White na 2ª temporada de O Urso
Ayo Edebiri e Jeremy Allen White na 2ª temporada de O Urso

[Prévia] As disputas no Emmy de 2024

Existe uma discussão interna no grupo Disney, ainda não definida, sobre a inscrição de Xógum no Emmy deste ano, se como drama ou minissérie. Caso opte pelas categorias de drama, vai ter de provar que uma segunda temporada será feita. Entre as minisséries, Xógum larga como franca favorita em várias categorias, incluindo a principal delas.

A concorrente mais forte de Xógum na disputa pela estatueta de melhor minissérie é Fargo (quinta temporada, inédita no Brasil). Mas essa disputa é desigual. Quem tem condição de travar uma boa briga é True Detective: Terra Noturna (HBO), por conta de características técnicas. Ripley (Netflix) seria uma boa opção, porém ela tem um ar excessivamente de belas-artes que não se adequa muito na categoria de melhor minissérie.

Entre os dramas, embora The Morning Show seja o melhor da lista, The Crown (sexta e última temporada, Netflix) tem um pé à frente no Emmy devido à vários fatores, como ser a despedida de uma série previamente vencedora (2021) e ser queridinha dos votantes da Academia de Televisão americana, organizadora da cerimônia.

O Urso desfruta de um favoritismo similar ao de Xógum no campo das comédias. Não existe concorrente nem perto do mesmo nível da série masterchef, que muitos consideram estar na categoria errada, pois O Urso é muito (mas muito) mais drama do que comédia. Isso prejudica atrações verdadeiramente humorísticas, como Abbott Elementary (Star+).

Os indicados ao Emmy de 2024 serão conhecidos em 17 de julho. A cerimônia de entrega das estatuetas aos vencedores será realizada em 15 de setembro.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross