K.C. UNDERCOVER

10 anos de Agente K.C.: Zendaya e a influência de As Visões da Raven

Série de comédia da Disney foi o grande trabalho da atriz antes de Euphoria
DIVULGAÇÃO/DISNEY CHANNEL
Zendaya em pôster de K.C. Undercover
Zendaya em pôster de K.C. Undercover

Por algum efeito mágico da numerologia, 2025 começou com muita gente notando a impressão de como o tempo passa rápido. Adicione este lembrete na lista nostálgica: dez anos atrás, o Disney Channel lançou Agente K.C. (K.C. Undercover), com Zendaya ainda novinha interpretando uma adolescente comum, só que não: trabalhava como espiã.

Zendaya já tinha feito sucesso no canal do Mickey Mouse com a saudosa Shake It Up (2010-2013), contracenando ao lado de Bella Thorne. Ao receber um convite para voltar à Disney, durante sua transição rumo à vida adulta, ela topou… desde que tivesse controle (quase) absoluto sobre sua personagem e a trama a ser desenvolvida, além de ser creditada como produtora. Ela fez essas e outras demandas quando tinha somente 16 anos.

Após muita movimentação nos bastidores, em 18 de janeiro de 2015 estreou Agente K.C., série que durou três temporadas, encerrada em fevereiro de 2018 depois de 75 episódios. A atração, atualmente disponível no Disney+, teve forte influência da clássica e histórica As Visões da Raven (2003-2007), inspirando Zendaya a exigir que Agente K.C. tivesse uma família preta no centro da trama. Ela explicou o porquê.

As Visões da Raven foi a primeira sitcom do Disney Channel estrelada por uma atriz preta

Em entrevista ao site The Hollywood Reporter, concedida em 2021, Zendaya lembrou que, quando a Disney a procurou para fazer uma nova série, pós-Shake It Up, ela percebeu o poder que tinha em mãos. “Foi a primeira vez em minha carreira que percebi que eu poderia pedir o que eu quisesse”, comentou. 

Uma coisa foi inegociável. “Era extremamente importante para mim que a série [Agente K.C.] tivesse uma família preta em destaque. Era importante o Disney Channel ter aquilo”, argumentou.

“Durante a minha infância, cresci vendo As Visões da Raven. Para mim, ainda criança, ter aquela referência foi muito significativa, ajudando a me conectar. Entendi que era fundamental ter representatividade na TV, dar a oportunidade de crianças se verem na tela. E quando você está fazendo programação infantil, você tem um pouco mais de responsabilidade.”

Quando Agente K.C. ainda estava no ar e desfrutando enorme sucesso, Zendaya foi questionada sobre a razão de ter retornado ao Disney Channel. “A única razão pela qual eu decidi voltar para o canal foi a falta de diversidade na programação”, contou, em papo ao jornal Seattle Times. “Na época, não havia nenhum protagonista ou família preta na tela. Senti que era vital mudar aquilo. E eu pensei que a ideia de uma garota fazendo um ‘papel de homem’ era realmente indispensável.”

Em Agente K.C., Zendaya interpretou K.C. Cooper, estudante do ensino médio de dia e agente secreta à noite. Integrante de uma equipe de espionagem do governo, ela tinha muita habilidade com a matemática, da mesma forma que era ninja no caratê.

Com o poder de exigir e vetar coisas, a atriz queria K.C. chutando os traseiros de todo mundo, tendo ao alcance um arsenal de dispositivos e botando para quebrar em cenas de ações excitantes (do nível Disney Channel, pondera-se). Fato é que ela não queria ver sua personagem caindo em estereótipos de estrelas do canal, como ser dançarina ou cantora.

O objetivo de Zendaya, que acabou se concretizando, foi fazer de K.C. uma garota normal, mas com vida extraordinária. Treinada em artes marciais, porém sem habilidades sociais. Não era uma das meninas legais, descoladas, mas era gênio.

Esse poder de veto acabou vindo a calhar ao surgir um problema. Executivos da Disney queriam que a série fosse chamada de Super Awesome Katy (algo tipo Katy Super Incrível); péssimo nome, diga-se de passagem. Zendaya disse não para o título e não para o nome de sua personagem ser Katy.

Seguindo o padrão de séries da Disney, Agente K.C. terminou após três temporadas. Em 2018, Zendaya já era uma adulta, de 21 anos, pronta para novos desafios. Logo na sequência, veio o que desejava. Após breve passagem pela série The OA, veio o convite para ser a protagonista de Euphoria, drama jovem adulto da HBO. 

No papel da Rue em Euphoria, uma adolescente queer viciada em drogas, Zendaya ganhou vários prêmios, incluindo dois Emmys de melhor atriz protagonista de drama.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross