ANIVERSÁRIO

20 anos de As Visões da Raven: série teen fez história com lições de moral

Sitcom popular estreou em 17 de janeiro de 2003, no Disney Channel
DIVULGAÇÃO/DISNEY
Raven-Symoné na série As Visões da Raven
Raven-Symoné na série As Visões da Raven

Comédia teen muito popular no Brasil, sucesso colhido após inúmeras reprises exibidas pelo SBT, As Visões da Raven completa 20 anos nesta terça-feira (17). Pura sitcom da Disney, com a adição de elementos espalhafatosos e humor físico em prol do riso, a série marcou por sempre apresentar uma lição de moral a cada episódio, isso sem deixar de explorar as enormes confusões oriundas das visões do futuro obtidas pela protagonista Raven Baxter (Raven-Symoné).

Muito da série se deve à atriz Raven-Symoné, que sempre mostrou-se disposta a passar por situações ridículas e estapafúrdias para divertir o público, seja fingindo ser uma pessoa adulta usando disfarces quase carnavalescos ou até mesmo levando tombos. 

O grande diferencial de As Visões da Raven foi usar aspectos da comédia pastelão e deixar alguma mensagem positiva para o publico jovem, por mais que o assunto abordado fosse delicado e sério.

A moral em As Visões da Raven pode ser tratada como o principal objetivo da atração. A trama em nenhum momento se preocupou em destrinchar o que estava por trás das visões da adolescente Raven. Não havia uma razão específica acerca das profecias. Além disso, a linha do tempo da narrativa nunca foi muito clara, a ponto de os episódios irem ao ar fora de ordem em comparação às gravações feitas.

Qualquer série tem de se sobre alguma coisa (até Seinfeld, a famosa comédia sobre o “nada”). As Visões da Raven tinha no centro uma protagonista dona de um poder que lhe facilitaria as coisas, em tese. Porém, na maioria das vezes, o oposto disso ocorria (melhor dizendo: “pode ser até pior”, como diz a música-tema). O foco final acabava sendo apresentar uma lição de vida no desfecho de cada aventura atrapalhada.

Raven-Symoné em episódio de As Visões da Raven contra a ditadura da beleza
Raven-Symoné em episódio de As Visões da Raven contra a ditadura da beleza

De racismo a ditadura da beleza

As Visões da Raven tem uma lista imensa de episódios famosos com bons ensinamentos (não apenas para o público teen). O mais lembrado talvez seja o décimo da 3ª temporada, chamado em português de Mostra Quem Você É. Nele, Raven e a amiga Chelsea (Anneliese van der Pol) tentam uma vaga em uma loja de roupas, sapatos e acessórios. Somente Chelsea é contratada.

Raven se mostrou a mais qualificada e preparada em um teste na própria loja, enquanto Chelsea foi incompetente. Então, por que Raven não ficou com a vaga? Ela teve uma visão na qual ouviu da gerente: “Eu não contrato pessoas negras”. Chelsea é branca.

Pelo ponto de vista adolescente, a sitcom retratou com precisão essa situação presente na sociedade, sem abandonar o humor. Uma frase da personagem Raven deixou claro a importância de se falar disso para o público-alvo: “Eu sei que o racismo existe, mas… não sabia que magoava tanto.”

As Visões da Raven tratou da ditadura da beleza também, no 8º episódio da segunda temporada. Raven teve uma visão na qual desfilava em uma passarela usando um vestido que ela própria criou. Na realidade, a jovem ficou surpresa ao ver uma foto sua toda modificada em uma revista. A edição feita em um programa de computador foi para deixá-la mais magra, isso por a garota não ter o visual tido como padrão.

A editora da revista justificou as alterações dizendo para a adolescente que ela não tem “o look”. Raven fez suas peripécias para desmascará-la, com o intuito de mostrar que todas as pessoas são bonitas, não importa tamanho, peso ou outras características.

A comédia da Disney tocou em tantos outros temas relevantes, como a pressão de ser aceito por pessoas mais populares (com personagens topando sofrer bullying e cometer roubo), desentendimentos familiares e muito mais. 

Mesmo com potencial de seguir em frente contando muitas histórias educativas, As Visões da Raven terminou no tempo certo, sem forçar a continuação da trama como geralmente acontecem em séries ambientadas durante o período escolar do ensino médio. O fim veio em 2017, após quatro temporadas e cem episódios. 

As Visões da Raven está disponível no Disney+.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!