CRÍTICA

Veredicto: a terceira temporada de O Urso é boa ou ruim?

Comédia dramática culinária está disponível no Disney+
DIVULGAÇÃO/FX
Ayo Edebiri com Jeremy Allen White em O Urso
Ayo Edebiri com Jeremy Allen White em O Urso

Dez dias após o lançamento dos novos episódios de O Urso no Disney+, agora com todo mundo mais calmo, reflexivo e a par do que aconteceu, cabe a pergunta: a terceira temporada foi boa ou ruim? A comédia dramática culinária manteve o padrão técnico de alto nível, da fotografia à direção. Mas, no que tange à narrativa e considerando o conjunto, como classificar essa leva?

Começando pelo final, o veredicto é este: a terceira temporada de O Urso é boa. Porém, em comparação com as anteriores, está abaixo da segunda, que disputa o Emmy deste ano como a grande favorita nas categorias de comédia.

Um ponto negativo que rebaixa a atual leva é o estresse exagerado, em doses cavalares, dos episódios. Muita gritaria, tensão, brigas… Nem na segunda temporada, quando os personagens estavam concentrados na árdua tarefa de construir do zero um restaurante gourmet, houve tanto atrito. São características que facilitam o argumento de quem rotula O Urso como drama.

Já pelo lado positivo, vale ressaltar a volta à cozinha. O chef Carmy (Jeremy Allen White), principalmente, se dedica a montar o cardápio de The Bear, que muda todo dia, e prepara aqueles pratos espetaculares que o público só pode mesmo admirar (o sabor fica a cargo da imaginação).

O Urso novamente mostrou seu talento em contar histórias comoventes ao mergulhar nas jornadas de seus personagens. Dois episódios se destacaram nessa frente.

  • Guardanapos (sexto): a trajetória de Tina (Liza Colón-Zayas) foi retratada de forma muito convincente e tocante. Sem dúvida, a franca conversa dela com Mikey (Jon Bernthal) foi algo espetacular, show de texto e atuação.
  • Lascas de Gelo (oitavo): outro palco para atuações memoráveis, de Abby Elliott (a Sugar) e Jamie Lee Curtis (a Donna, mãe de Sugar), esse capítulo se passou em um único lugar: o quarto da maternidade no qual Sugar estava esperando a hora de dar à luz. A vez foi de ver a relação mãe-filha em um dos momentos mais mágicos da vida.

Marcada por altos e baixos, O Urso ao menos avançou a história na terceira temporada. Com o restaurante pronto e funcionando, Carmy e sua equipe administrativa precisam achar um jeito de ganhar dinheiro de verdade e cobrir o investimento feito por Cicero (Oliver Platt), com risco de até mesmo perder as chaves do negócio. 

Isso culmina na dúvida que paira na cabeça de Syd (Ayo Edebiri). Ela recebe a proposta de liderar a cozinha de um novo restaurante e precisa escolher entre essa oportunidade de ouro ou seguir no tumultuado The Bear como sócia. 

Tanto esse suspense sobre a escolha de Syd quanto a situação financeira e status do The Bear perante a crítica especializada são bons ingredientes para serem destrinchados na quarta temporada, que foi gravada colada à terceira

A previsão é que a próxima leva de episódios de O Urso estreie em junho de 2025.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross