Talvez a série mais inteligente já feita pela Netflix, A Diplomata retorna com a segunda temporada na quinta-feira (31), após intervalo de 18 meses. O drama político estrelado por Keri Russell, com uma estrutura longe da fórmula pasteurizada da maioria das produções da gigante do streaming, promete manter o suspense nas alturas com episódios inéditos eletrizantes.
A primeira temporada terminou com Kate Wyler (Keri), embaixadora dos Estados Unidos no Reino Unido, descobrindo que o ataque a um navio de guerra britânico não foi obra de uma nação hostil: foi um movimento orquestrado pelo próprio primeiro-ministro do país europeu. Agora, sua missão é coletar provas sobre isso.
“Os EUA e o Reino Unido não espionam um ao outro”, comentou Keri Russell, em entrevista para a própria Netflix. “Na verdade, eles compartilham toda a sua inteligência. Então, como você investiga o primeiro-ministro? Em quem você deve confiar?”
E tem mais: uma bomba explodiu no desfecho da leva anterior. “Os colegas de Kate e seu quase ex-marido foram vítimas de um ataque, em Londres (Inglaterra), motivado por questões políticas. O casamento que ela pensava ter acabado, o relacionamento que ela pensava estar começando… tudo isso está em pedaços.”
Kate tenta puxar os fios da conspiração que por pouco não a deixou viúva. E a chefe de uma estação da CIA, Eidra Park (Ali Ahn), manda um aviso para a embaixadora: a última vez que os EUA vigiaram um primeiro-ministro britânico, quase acabaram com a Otan. Ou seja, todo cuidado é pouco.
A segunda temporada de A Diplomata ganhou um reforço notável. Allison Janney, vencedora de sete Emmys, interpreta Grace Penn, vice-presidente dos EUA que apenas foi citada (e não vista) durante a leva inicial de episódios. Grace acha que Kate está de olho no emprego dela, percepção que não está totalmente errada.
Essa visita em tom ameaçador da veep soma-se a outras problemáticas que Kate tem de enfrentar, junto com seu casamento prestes a ruir de vez e a dinâmica complexa com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Austin Dennison (David Gyasi).
Debora Cahn, criadora de A Diplomata, assegurou que o público terá uma nova visão sobre o casal protagonista. “Tudo o que pensávamos que sabíamos sobre os Wylers muda, assim como tudo o que eles acham que sabem um sobre o outro”, pontuou. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br