Máquina de moer séries, a Netflix criou um novo hábito: só vale assistir uma atração após a confirmação da segunda temporada. Isso porque os assinantes estão cansados de cancelamentos prematuros de produções que não passam da leva de estreia. Não adianta embarcar em uma série novata, se envolver com as histórias e personagens. A frustração pode vir forte com a notícia do fim da trama, encerrada na maioria das vezes sem uma conclusão satisfatória.
Somente neste ano, a Netflix cancelou 24 séries originais depois de uma única temporada. As vítimas mais recentes foram Hierarquia e Imperfeitos, engrossando a lista que conta com a produção brasileira Maldivas, estrelada por Bruna Marquezine, e outras atrações que causaram burburinho, como Arquivo 81.
A tática de esperar a renovação para a segunda temporada tem lá um pouco de sentido. A encomenda de novos episódios é ao menos uma pequena garantia de que vale investir na narrativa. Mas a esperança não pode ser total, pois a Netflix não é a plataforma mais confiável do mercado em relação à séries de longo prazo.
Por um tempo, principalmente na virada da década passada, a maldição da terceira temporada pairava na Netflix (outros tempos…). O que se discutia na época era a falta de compromisso da empresa com atrações longevas. A missão árdua era passar da terceira leva, algo que séries como Bloodline, Demolidor, Santa Claria Diet, Narcos, entre outras, não conseguiram superar.
Porém, o balanço geral da Netflix aponta que o problema real é com atrações que terminam na primeira temporada. Desde 2013, quando passou a produzir conteúdo original, a gigante do streaming cancelou 183 séries na primeira temporada (comédias e dramas de todas as nacionalidades).
Essa lista tende a aumentar logo mais. A aguardada comédia Blockbuster foi lançada há uma semana e simplesmente não vingou. Além de sofrer críticas negativas, algumas bem pesadas, a sitcom não deu às caras no ranking semanal da Netflix. Com as decisões tomadas previamente, a empresa deixa claro que a audiência é fator crucial para o cancelamento.
Daí entra o dilema. Se uma série para ser renovada precisa de audiência logo de cara, é preciso assisti-la assim que for lançada. Mas se essa audiência no início não valer de nada e o fim abrupto vier mesmo assim, como é que fica?
Vale registrar um adendo surpreendente. Com quase dez anos na estrada, a Netflix se dedica muito pouco a séries longas. Nessa análise dos dados feita pelo Diário de Séries, chega-se a um número impressionante: somente 13 atrações tiveram quatro ou mais temporadas (3%, Clube de Cuervos, House of Cards, Orange Is the New Black, 13 Reasons Why, Unbreakable Kimmy Schmidt, Grace and Frankie, The Ranch, Cara Gente Branca, Atypical, On My Block, O Mundo Sombrio de Sabrina, O Último Guardião).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!