Exceções confirmam regras. Os mais novos dados de audiência da Netflix, sobre o desempenho de todas as atrações disponíveis na plataforma entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2023, provam que séries brasileiras realmente não vão bem no alcance global; tirando as performances bem acima da média de DNA do Crime e Sintonia, únicas representantes nacionais no top 300.
Veja o caso de B.O., sitcom de Leandro Hassum sobre a rotina de uma delegacia de polícia no Rio de Janeiro. Lançada em 6 de setembro, a comédia registrou 4 milhões de visualizações em todo o mundo; isso nos primeiros quatro meses de disponibilidade.
Foi uma audiência menor do que um vídeo de lareira em 4K, projeto redescoberto pelos assinantes do tudum durante o Natal do ano passado. A tal lareira marcou 4,4 milhões de visualizações.
Essa entrega da lareira no ibope causa inveja para qualquer série. A atração inusitada está no catálogo da gigante do streaming desde 2015, com o título Fireplace 4K: Crackling Birchwood from Fireplace for Your Home. “Pela primeira vez em Ultra HD, admire a lareira de Natal preferida do mundo, com imagens e sons perfeitos para aquecer o fim de ano”, diz a sinopse.

B.O. foi menos vista do que uma imagem simples e real de chamas queimando pedaços de madeira em uma chaminé caseira.
A comédia foi a primeira série do consagrado humorista na Netflix, onde liderou diversos filmes. Com uma pegada tipo Brooklyn Nine-Nine, B.O. contou com Hassum na pele de Suzano. Após capturar por acidente um bandido foragido ligado à máfia dos caça-níqueis, ele, nascido e criado na fictícia Campo Manso, no interior fluminense, é transferido para o olho do furacão na capital carioca.
As confusões do novo delegado colocam a 8ª DP do Rio de Janeiro abaixo. Nenhum de seus colegas, sempre prontos para a ação, acredita que ele vai durar muito tempo ali, mas seus métodos nada convencionais aliados ao seu bom coração podem ser justamente a arma secreta de que esse grupo precisa para neutralizar o crime.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br