DIVULGAÇÃO/NBC
Kenan Thompson apresentando o Emmy de 2022
A audiência da 74ª edição do Emmy, nos Estados Unidos, foi a pior da história. O evento, realizado na noite da última segunda-feira (12), foi visto por 5,92 milhões de telespectadores, uma queda de 24% em comparação com o ibope do ano passado (7,83 milhões). É a primeira vez que o Oscar da TV fica abaixo da marca dos 6 milhões de telespectadores.
O desempenho bem abaixo da média é um sintoma mais do formato televisivo de premiações desse tipo do que pelo o que o Emmy propriamente apresentou, uma cerimônia enfadonha e previsível. Há tempos se discute o modelo de grandes premiações como o Emmy, Oscar (do cinema) e Grammy (da música), todas batendo recordes negativos seguidos no ibope.
A concorrência ajuda a afugentar o público. O Emmy sempre vai ao ar contra algum jogo da NFL, a liga profissional de futebol americano, que é a maior fonte de audiência para as TVs americanas.
O Emmy de 2022 foi transmitido pela NBC. A rival ABC, da Disney, passou um jogo da liga, pela primeira rodada do atual campeonato, e teve 10,3 milhões de telespectadores, perto da metade do Oscar da TV.
Desde 2018 que o Emmy não era realizado na segunda-feira. Em comparação àquele ano, a audiência da premiação caiu 41%. O recorde negativo de audiência foi quebrado três vezes nos últimos quatro anos.
Uma das soluções para revigorar o evento, além de mudanças para causar drama/surpresa na entrega de estatuetas e atrair telespectadores, é mudar a data, fugindo da NFL.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br