O Emmy de 2023 tem brasileiro na corrida por uma estatueta. Natural de Sergipe, o ilustrador Lezio Lopes fez parte da equipe por trás da vinheta de abertura da segunda temporada de The White Lotus (HBO), peça que concorre ao Oscar da TV justamente na categoria vinheta de abertura; e chega como uma das favoritas à vitória.
Quatro profissionais representam The White Lotus em uma das disputas que mais atraem o público leigo entre as categorias técnicas, o lado B do Emmy. Ele é o ilustrador do trabalho, acompanhado de Katrina Crawford (diretora criativa), Mark Bashore (editor) e Cian McKenna (responsável pela animação).
Os desenhos apresentados na vinheta de estreia de The White Lotus, em 2021, foram todos autorais de Lopes. Diferentemente do projeto da segunda temporada, no qual o sergipano adaptou seu estilo às referências sugeridas, vindas do afresco barroco italiano e renascentismo, capturando a ambiência dos novos episódios, gravados na Itália.
As imagens da vinheta são representações de retratos que os produtores de The White Lotus registraram enquanto estavam na região da Sicília, repassada para os criadores do estúdio de design. A coleção de fotos serviu de base para a peça.
As imagens criadas por Lezio Lopes chamam a atenção, sendo o elemento central da abertura do drama da HBO. O grande barato da vinheta da segunda temporada não são apenas os traços do brasileiro, mas também outros aspectos interessantes.
Lezio Lopes hoje vive na Austrália. Ele chegou ali com o objetivo de se aventurar e tocar a vida de desenhista freelancer depois de se formar no Brasil, na Universidade Federal do Ceará, e trabalhar para marcas na função de designer de estampa.
Ele aterrissou na terra dos cangurus em fevereiro de 2020. Na sequência, veio a pandemia de Covid-19. Lopes estava logo em um dos países mais rigorosos em medidas contra a proliferação do vírus. Aquela situação delicada de estar longe da família, isolado, ativou seu modo inventivo.
O Instagram foi o meio usado pelo ilustrador para expor seu trabalho. Acabou que uma dessas ilustrações chamou a atenção do Plains of Yonder, o estúdio criativo responsável pela abertura de The White Lotus.
Sem saber direito do que se tratava, Lopes aceitou embarcar no projeto. Como dito, o primeiro job foi baseado em suas próprias criações. Já o da segunda temporada foi mais desafiador, em parte por ser inspirada em obras de outros artistas e ter de colocar pistas do desenrolar da narrativa nos desenhos.
O sucesso alcançado por The White Lotus só deixou o brasileiro mais em evidência, sendo procurado atualmente para todo tipo de trabalho. A torcida é que ele continue com essa equipe formidável da Plains of Yonder e faça a vinheta da já confirmada terceira temporada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!