OSTENTAÇÃO ESTRIDENTE

Na contramão de Succession, And Just Like That esbanja luxo e nomeia grifes

A sofisticação silenciosa não tem voz no mundo de Sex and the City
DIVULGAÇÃO/HBO MAX
Nicole Ari Parker veste blusa da Louis Vuitton em And Just Like That
Nicole Ari Parker veste blusa da Louis Vuitton em And Just Like That

A série Succession (HBO) foi a passarela do chamado luxo silencioso, apresentando aos plebeus esse termo da high society que consiste na alta-costura discreta, com vestuários e acessórios chiques que não chamam a atenção pela marca das grifes ou desenhos espalhafatosos. É exatamente o oposto do visto em And Just Like That… (HBO Max), onde impera o luxo raiz, de esbanjar os símbolos da riqueza.

Ambas as séries seguem os passos de gente rica em Nova York. Mas caminham em rotas diferentes quando o assunto é opulência. A continuação da franquia Sex and the City é um shopping center de grifes, usando e abusando dos merchans.

Vide o terceiro episódio da segunda temporada. Parte da trama acompanhou a sofrência da corretora de imóveis Seema Patel (Sarita Choudhury) que teve sua bolsa caramelo caríssima da Hermès Birkin roubada. A trama brinca com a dor da personagem, comparando a perda do acessório com o luto de Carrie (Sarah Jessica Parker), até agora sentindo a morte do marido Mr. Big (Chris Noth).

Ainda neste episódio, conversando com uma amiga sobre como superar a morte do companheiro, Carrie é encorajada a fazer o que a faz sentir-se melhor. Então, ela vai às compras! O local escolhido foi a Bergdorf Goodman, loja de luxo situada na badalada Quinta Avenida; a câmera dá close no nome da loja, estampado em seis sacolas carregadas por Carrie. Estão ali sapatos Manolos, Fendis

Não falta espaço à ostentação bizarra, tipo a Charlotte (Kristin Davis) passeando com seu cachorro na rua segurando uma minibolsa da grife Burberry para colocar as fezes do animal (sim, essa bolsa existe, chamada de poop bag; em destaque na foto abaixo). Ela ainda perdeu a linha ao saber que sua filha adolescente vendeu um vestido da Chanel para fazer dinheiro.

Poop bag da Burberry em And Just Like That
Poop bag da Burberry em And Just Like That

Se em Succession a herdeira Shiv Roy (Sarah Snook) usava blazers “básicos”, com cores escuras, a documentarista Lisa Todd Wexley (Nicole Ari Parker), em And Just Like That…, deixa os filhos na escola usando uma chamativa blusa verde da Louis Vuitton, coberta pelos logos da grife, além de lenço no pescoço também estampando a marca.

O filhote de Sex and the City simplesmente segue a moda da série mãe, fazendo-se fiel ao clima da trama, que é mesmo da ostentação e do glamour. Não poderia ser diferente, por mais que o tal do “luxo silencioso” esteja na moda.

And Just Like That…, tal qual Emily em Paris (ambas do mesmo criador, Darren Star), não citam grifes de graça, evidente. Tudo faz parte de merchans. As duas atrações tem o mérito de fazer essas propagandas dentro da história, inseridas nas jornadas de suas respectivas personagens. Só não vale ser modesta, precisa chamar a atenção. E com muito estrondo, de preferência.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross