Renovada para a quarta temporada, Superman e Lois escapou do cancelamento apenas porque sofreu um corte de gastos severo. Isso resultou na demissão de sete dos 11 atores que formavam o elenco fixo. A navalha da rede americana The CW foi brutal, seguindo a linha da concorrência: a rede CBS demitiu praticamente todo o elenco da comédia Bob Hearts Abishola para seguir com ela no ar.
Estão fora de Superman e Lois: Dylan Walsh, Emmanuelle Chriqui, Erik Valdez, Inde Navarrette, Wolé Parks, Tayler Buck e Sofia Hasmik. Cinco desses estavam na atração desde o começo: Walsh, Emmanuelle, Valdez, Parks e Inde. Está aberta a possibilidade de todos os sete retornarem em participações especiais na quarta temporada, desde que haja interesse deles e disponibilidade.
Voltam apenas Tyler Hoechlin e Elizabeth Tulloch, a dupla protagonista que batiza Superman e Lois, e Michael Bishop e Alex Garfin, atores que interpretam os filhos dos personagens principais.
Apresentado na atual terceira temporada como o vilão Lex Luthor, Michael Cudlitz (ex-The Walking Dead) foi promovido ao elenco fixo da série e tem presença assegurada na próxima leva.
Renovação com um preço
A encomenda de episódios inéditos de Superman e Lois veio em um pacote com várias mudanças, incluindo redução de investimentos, corte de capítulos e alteração no estilo da trama. Foi o caminho encontrado para evitar o cancelamento de uma série que tem boa performance, tanto em território americano quanto ao redor do mundo (no Brasil, é atração da HBO Max).
Os executivos da CW pegaram a calculadora e fizeram contas e mais contas, tudo para achar o equilíbrio entre continuar com a série no ar e não perder dinheiro.
A primeira solução encontrada foi diminuir o número de episódios. A quarta temporada só terá dez, ante aos 13 do ano anterior (primeira e segunda temporadas tiveram 15 episódios cada).
Em seguida, o número de atores listados no elenco fixo foi reduzido. E como é essencialmente uma série de herói, precisando de muitos efeitos especiais, Superman e Lois tem um gasto extra por conta disso. A ordem agora é limitar ao máximo esses efeitos na quarta temporada. Assim, o foco da narrativa vai mudar, sendo mais um drama familiar na raiz do que uma série de herói. Meta é abater os custos de produção ao máximo.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br