DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Penn Badgley na 4ª temporada de Você: episódios mensais
Pelo menos da boca para fora, a Netflix defende com unhas e dentes o modelo de lançamento de séries que implementou na indústria de entretenimento: todos os episódios de uma vez, no dia da estreia. Essa tática, pouco utilizada na concorrência, foi defendida por Bela Bajaria, chefe de conteúdo da gigante do streaming. Ao mesmo tempo, ela criticou o apelo por episódios semanais.
“Não há dados que comprovem que episódios semanais são a melhor forma de lançamento”, disse a executiva, em simpósio realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). “E não é uma experiência boa para os espectadores”, afirmou.
Enquanto ela diz isso, a Netflix testa outras formas de lançamentos que não tudo de uma vez. Com o drama jurídico O Poder e a Lei (segunda temporada), a gigante do streaming vai colocar em prática o que fez com Você e fará com The Witcher: episódios mensais, termo usado pela própria plataforma.
No caso, a temporada em questão é dividida em duas partes, com intervalo de estreia de cerca de 30 dias entre cada volume. Com Você a estratégia funcionou: o drama ficou em evidência durante mais de um mês, superando o padrão da Netflix, e a demanda pela trama cresceu.
No bate-papo, Bajaria falou sobre o que a Netflix realmente leva em consideração quando decide o futuro de uma série, se ela vai ser renovada ou não: “Orçamento e tamanho da audiência são fatores analisados quando se toma uma decisão acerca de renovações. Engajamento é muito importante. As pessoas começaram a assistir… mas elas realmente terminaram a série?”.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br