Quatro anos após o fim de Jane The Virgin, Gina Rodriguez volta ao protagonismo no mundo das na comédia Não Estou Morta!, que estreia no Star+ nesta quarta-feira (24). A atriz de 38 anos está irresistível no papel da repórter Nell Serrano, que por causa de diversas tribulações na vida acaba sendo responsável por escrever obituários para um jornal californiano. A cereja do bolo: ela vê e conversa com os fantasmas das pessoas mortas enquanto escreve sobre a trajetória de vida delas.
Vencedora do Globo de Ouro por Jane The Virgin, em 2015, Gina Rodriguez foi esnobada pelo Emmy. Agora com Não Estou Morta! (Not Dead Yet), merecia reconhecimento dos integrantes da Academia de Televisão americana. Ela entregou uma atuação digna de indicação como melhor atriz de comédia; e há uma vaga a ser ocupada.
Gina encarnou com perfeição a personagem Nell. Aos 37, ela desfrutava uma boa vida em Londres, vivendo por lá durante cinco anos ao lado do namorado, com quem estava prestes a se casar. Contudo, o noivado foi rompido e, sem chão, ela retorna ao lar, em Pasadena (Califórnia), para recomeçar. Tinha abandonado a promissora carreira como repórter investigativa em troca do romance.
E vai ser um recomeço, de fato. No mesmo jornal onde tinha um emprego antigo, ela só consegue um trabalho geralmente dado a iniciantes na profissão, o de escrever obituários. Como não tinha nada melhor no horizonte, Nell aceita a missão.
O principal trunfo da série entra em cena. Assim que recebe a pauta da vez, o nome da pessoa morta que será tema de seu texto, a repórter passa a ver e ouvir o fantasma de quem faleceu. Essa interação não é só para facilitar o seu trabalho, afinal durante a conversa com os espíritos ela conhece mais sobre a vida de cada um. Tipo Gasparzinho, os fantasmas são camaradas e oferecem conselhos para Nell dar a volta por cima nesse seu recomeço.
Assim, Não Estou Morta! traz a fórmula do “fantasma da semana”. A cada episódio, Nell tem de escrever sobre alguém diferente. E aparece gente de todo tipo, seja a menina malvada que a perseguia nos tempos de escola ou pessoas famosas.
Graciosa e cheia de charme, Gina Rodriguez gasta todo seu talento cômico na pele de Nell, indo além das impagáveis caras e bocas que dão o tom da personagem. Até o humor físico ela topa, tudo para criar a identidade leve e engraçada do papel.
E a atriz dá show por ser uma verdadeira protagonista. Nell tem a sua própria caminhada, de destaque, e mostra ótimo entrosamento com todos os personagens coadjuvantes, administrando um relacionamento diferente com cada um. Se sobressai o trato dela com a melhor amiga, Sam (Hannah Simone, ex-New Girl), e com o colega de apartamento, Edward (Rick Glassman, de As We See It).
Emmy de melhor atriz de comédia
Dois nomes estão na frente na corrida pela estatueta de melhor atriz de comédia no Emmy deste ano: Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel) e Quinta Brunson (Abbott Elementary). O favoritismo está no colo de Quinta, vitória que seria a primeira de uma atriz preta nessa categoria em 42 anos. Já Rachel busca sua segunda conquista pela série do Prime Video.
Restam, assim, quatro vagas na disputa. Uma indicação dada como certa é a de Christina Applegate, pela última temporada de Disque Amiga Para Matar. Ela foi fantástica em uma leva de episódios complicada, na qual teve de driblar questões de saúde para finalizá-la: desde 2021, Christina lida com esclerose múltipla, doença rara e sem cura que compromete a função do sistema nervoso.
Dá para listar seis atrizes de olho nas outras três indicações, dentro desse cenário. São elas: Elle Fanning (The Great), Kerry Washington (Fora da Prisão), Jenna Ortega (Wandinha), Natasha Lyonne (Poker Face), Selena Gomez (Only Murders in the Building) e, claro, Gina Rodriguez.
Gina merecia uma dessas três vagas, ao lado de Elle e Natasha. Porém, Jenna ou Selena, muito pelo quesito popularidade, devem entrar nessa corrida no lugar de Gina.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br