
Segundo programa mais visto na Netflix em todo o mundo na última semana, atrás apenas de O Agente Noturno, Treta ganhou o rótulo de minissérie da gigante do streaming, isso de olho no Emmy. Porém, esse não é o plano original do criador da trama furiosa, Lee Sung Jin, que construiu a narrativa pensando em um arco de três temporadas.
O final da primeira leva é satisfatório, o que foi feito de propósito. “Eu queria que tivesse uma conclusão por via das dúvidas”, revelou Jin, em entrevista ao site da Rolling Stone. “Mas há muitas ideias para continuar com a história.”
“Se formos abençoados com uma segunda temporada”, continuou, “existem muitas maneiras de retomar a saga de Danny e Amy. Eu tenho um grande plano, que não posso detalhar, mas tenho planejado uma narrativa finalizada em três temporadas.”
Pela fala de Lee Sung Jin, percebe-se que se Treta prosseguir será com os mesmos protagonistas, não contando outra desavença entre novos personagens.
Contudo, cria-se uma confusão técnica em relação ao que disse o criador e o posicionamento oficial da Netflix. A empresa vai inscrever Treta como minissérie no Emmy deste ano, indicando que é uma atração com começo, meio e fim, sem continuidade.
A história recente da premiação mostra inúmeras minisséries que, após grande sucesso de audiência, são renovadas. Isso leva a dois caminhos. Se a sequência da trama for com novos personagens, apresentando uma história totalmente distinta, a atração segue sendo rotulada como minissérie (American Crime Story, por exemplo).
Por outro lado, se a nova leva for com os mesmos personagens, seguindo a mesma linha narrativa da primeira, a segunda temporada será considerada série de drama ou comédia para o Emmy (caso recente de The White Lotus).
Em todo o caso, Treta esquenta a corrida ao Emmy de melhor minissérie da temporada 2022-2023, disputa até então morna com poucas candidatas empolgantes. A mais favorita da seara é Dahmer: Um Canibal Americano (Netflix), seguida de Daisy Jones & The Six (Prime Video) e Black Bird (Apple TV+). Treta entra no ringue com chance de surpreender a concorrência.
Treta disseca o desenrolar pós-desentendimento no trânsito entre dois desconhecidos. Danny (Steven Yeun), um empreiteiro frustrado e falido que bate de frente com Amy (Ali Wong), uma empresária batalhadora com uma vida idílica.
Neste enredo comovente com um toque de humor ácido, a intensidade de uma briga consome a vida e os relacionamentos de seus protagonistas. Eles se entrelaçam em uma série de eventos bizarros travestidos de pegadinhas, com direito a armas, incêndio, quebra-quebra e até urina.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br