REPRODUÇÃO
Por enquanto, plano com anúncios traz resultados positivos para a Netflix
No segundo mês de disponibilidade, o plano com anúncios da Netflix atingiu a marca de um milhão de assinantes, nos Estados Unidos, de acordo com dados obtidos pela Bloomberg. Esse resultado pode ser considerado positivo, pois a maioria dos assinantes desse pacote são novos ou ex-clientes. Ou seja, não são pessoas que tinham planos acima, melhores e mais caros, e optaram pelo mais barato (o chamado downgrade).
A Netflix e as empresas que entraram de primeira nessa empreitada estão satisfeitas com o desempenho até então, apesar do primeiro mês cambaleante. Dentro do acordo comercial assinado, a gigante do streaming entregou tudo o que prometeu ao mercado publicitário.
O plano com anúncios foi lançado nos Estados Unidos em novembro (o mesmo se deu em outros 11 países, incluindo o Brasil). A empresa do tudum ainda engatinha com o modelo de propaganda, então o impacto dos novos assinantes é bem pequeno em comparação com o todo.
É preciso continuar na crescente para rivalizar com streamings concorrentes diretos nesse quesito que têm plataformas com anúncios mais populares e bem aceitas pelo mercado publicitário americano, como Hulu (grupo Disney), Peacock (NBCUniversal) e HBO Max (Warner Bros. Discovery).
O próximo teste para a Netflix vai ser quando for implementado definitivamente o bloqueio de acesso por causa do compartilhamento ilegal de senhas. Nessa, milhões de pessoas não vão ter mais como entrar na plataforma usando a conta do amigo. Isso pode incentivar essa pessoa, ao invés de pagar a taxa extra a ser cobrada, crirar uma conta própria, começando pelo pacote com propagandas, o plano de entrada da gigante do streaming.
Chamado no Brasil de Básico com Anúncios, o plano custa R$ 18,90 por mês. Quem estiver pensando em assinar precisa considerar várias coisas. A qualidade do vídeo é reduzida, de apenas 720p/HD, inferior ao modelo padrão. São de 4 a 5 minutos de comerciais a cada hora assistida. Não há opção de download. E cada anúncio tem duração de 15 a 30 segundos, exibidos antes e durante o programa escolhido.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br