DIVULGAÇÃO/CBS
Katherine Renee Kane na 6ª temporada de FBI
Das 16 séries mais vistas na TV americana durante a temporada 2023-2024, encerrada neste mês, sete chegam ao Brasil em primeira mão pelo canal Universal. Isso porque a vitrine é o lar de produções assinadas por Dick Wolf, showrunner que comanda as franquias Chicago, Law & Order e FBI, todas presentes na lista das principais atrações da atualidade, no quesito audiência.
O Universal, braço do conglomerado NBCUniversal e joint venture do grupo Globo, exibe com exclusividade os episódios inéditos das séries aqui destacadas; depois, os capítulos vão parar nos mais variados streamings do mercado.
A produção exibida pelo canal que está melhor posicionada no ranking é FBI, no quarto lugar, com média de 8,96 milhões de telespectadores por episódio (“ao vivo” +7 dias). A rede CBS, que transmite FBI nos Estados Unidos, renovou a série até 2027; vêm aí mais três temporadas.
Chicago Fire surge logo atrás, com seus 8,79 milhões de telespectadores de média. A franquia Chicago inteira está entre as dez séries mais vistas nos EUA, com Chicago Med em oitavo lugar e Chicago P.D. na nona colocação.
Caminhando para os últimos episódios, Blue Bloods emplacou a honrosa sexta posição. Enquanto FBI: Os Mais Procurados ficou na 13ª. FBI: Internacional (15ª) e Law & Order: SVU (16ª) completam o top 16 da temporada 2023-2024.
No topo geral está Tracker (média de 10,79 milhões de telespectadores), série inédita no Brasil, programada para entrar no Disney+. No segundo lugar, aparece NCIS, exibida em primeira mão pelo canal AXN (do grupo Sony), rival do Universal. E Young Sheldon dá às caras na sequência, disponível na Max, streaming da Warner Bros. Discovery.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br