
Eternamente lembrado pelo protagonismo na série Todo Mundo Odeia o Chris, Tyler James Williams abriu o jogo sobre a doença de Crohn. Logo após receber o diagnóstico em 2015, quando tinha 23 anos, o ator entrou em uma espiral perigosa; isso afetou sua saúde mental. Chegou a ter pensamentos sombrios, atingindo a depressão profunda.
Ele falou sobre esse momento delicado da vida em entrevista ao site People, compartilhando situações que até então guardava em segredo. Atualmente brilhando na sitcom Abbott Elementary, que lhe rendeu um Globo de Ouro, Williams confessou que passou por “um dos momentos mais baixos que já vivi” ao encarar a doença inflamatória do trato digestivo, que pode causar complicações graves.
“É a combinação de se sentir extremamente sozinho em algo e, ao mesmo tempo, lidar com o desgaste mental que acompanha um problema de saúde físico”, disse. “Passei um bom tempo em um lugar muito sombrio, sentindo que não havia como superar esse obstáculo ou voltar a me sentir bem.”
O ator de 32 anos relembrou que precisou passar por três cirurgias ao longo de três meses, ficando hospitalizado em todos os cantos dos Estados Unidos. Foram múltiplas consultas médicas ao longo de um ano inteiro.
Dito isso, só na segunda cirurgia que ele realmente percebeu a gravidade da doença.
“Eu simplesmente nunca havia ouvido falar dela. Nunca me foi apresentada como algo que não pudesse ser superado e enfrentado. Então, de certa forma, eu pensava: ‘Ah, isso é só o meu normal, eu só tenho que lidar com esses sintomas. Vou ter que entrar e sair do hospital de vez em quando.’”
“Foi muito difícil. Levei cerca de um ano e meio para me recuperar completamente”, acrescentou.
Tyler James Williams aproveitou a entrevista para soltar alguns alertas: “Hoje, tenho muitas conversas com meus médicos, muito mais do que tinha quando era mais jovem. Acho que existe uma mentalidade estranha entre os jovens, que é ir ao médico apenas quando as coisas estão no pior possível ou então nem ir.”
“Mas, à medida que você envelhece, percebe que construir essa relação com seu médico e perguntar sobre opções de tratamento, sobre o que você está sentindo e passando, realmente faz a diferença.”
Atualmente, Williams é um dos nomes principais do mundo das séries, após superar uma sequência de fracassos na TV aberta americana. Abbott Elementary o colocou de volta no radar, dando a ele até mesmo a pinta de galã.
“Demorou um pouco para chegar aqui. Houve um longo período em que eu não achava que conseguiria alcançar esse lugar em que sinto o que as outras pessoas sentem, o que eu descrevo como normal. É um lugar maravilhoso para se estar.”
O ator valoriza uma rotina estruturada, com atenção à alimentação, exercícios regulares e monitoramento constante da saúde, sempre visando evitar novas crises.
Ele torce para que essas revelações possam ser aproveitadas pelas pessoas, de alguma forma. “Espero que alguém possa ouvir a palavra doença de Crohn do seu médico e pensar: ‘Ah, é aquela coisa que o Tyler James Williams tem’”, comentou. Para o ator, essa associação pode motivar as pessoas, fazer com que entendam que não estão sós e que as coisas podem melhorar. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br