A rede americana CBS reverteu o cancelamento de Swat, anunciado na última sexta-feira (5). Para tanto, duas séries tiveram de ser canceladas em compensação: True Lies e East New York. Essa movimentação aconteceu dias antes da emissora líder de audiência nos Estados Unidos anunciar a programação oficial da temporada 2023-2024, apresentação marcada para quarta (10).
O cancelamento de Swat após seis temporadas causou surpresa. A atração conseguiu, nos últimos dois anos, o feito raro de melhorar (consideravelmente) o ibope após mudança na grade de programação, ganhando quase 2 milhões de telespectadores, em média.
Mesmo assim, pesou o lado financeiro, porque o drama policial não é uma produção 100% da CBS, o que significa pagamento de licença para o estúdio que faz a série, o Sony Pictures Television. Na ponta do lápis, a conta não fechava por causa do aumento dos custos. Então veio o fim.
No final de semana, a movimentação dos fãs de Swat foi intensa, reclamando da decisão de encerrar a atração de forma abrupta, sem final adequado, apesar da boa audiência. Equipe e atores também expressaram descontentamento com a decisão.
“Ouvimos nossos telespectadores e toda manifestação de paixão por Swat e chegamos a um acordo para renová-la para uma temporada final de 13 episódios”, disseram Amy Reisenbach (presidente da divisão de entretenimento da CBS) e Katherine Pope (presidente do estúdio da Sony), em comunicado.
O resgate de Swat para a sétima e última temporada vai permitir que o time criativo do drama policial desenvolva jornadas conclusivas dos personagens, entregando um desfecho satisfatório da trama.
A ação da CBS só foi possível porque foi criada uma folga no orçamento após os cancelamentos de True Lies e East New York. O dinheiro economizado aqui foi transferido para Swat.
A emissora do grupo Paramount é co-produtora de Swat. Diferentemente do que ocorria com as duas outras séries, que pertencem em sua totalidade a estúdios de terceiros: Warner (East New York) e 20th Television/Disney (True Lies).
Onde assistir Swat
Swat acompanha os trabalhos da Unidade de Elite de Armas Especiais e Táticas do Departamento de Polícia de Los Angeles. Ao mesmo tempo em que se dedicam a salvar vidas, os valentes homens e mulheres que fazem parte desse grupo precisam conhecer as políticas de policiamento da comunidade, que nem sempre confia neles. O protagonismo é de Shemar Moore (Criminal Minds).
No Brasil, os episódios inéditos de Swat chegam no Star+ (cinco temporadas). A série pode ser vista também no Globoplay (quatro temporadas) e Prime Video (três). Na TV paga, é atração do canal AXN.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br