A aguardada estreia de This Is Us na Globo tomou conta do final do horário nobre da emissora na noite de ontem (16), movimentando também as redes sociais. Nesta quinta-feira, foi revelada a audiência da série, segundo levantamento da Kantar Ibope Media na Grande São Paulo: média de 13,5 pontos (cada ponto corresponde a 205.755 indivíduos). É uma performance flopada, boa ou deu para o gasto?
Vale analisar o desempenho dos dois primeiros episódios de This Is Us por vários ângulos. O primeiro fator inegável a se considerar é o público enorme que acompanhou o começo da série americana, lançada há seis anos e que já foi exibida no Brasil tanto na TV paga quanto no streaming. Audiência de 2,77 milhões de pessoas não é pouca coisa; isso só na Grande São Paulo.
Como esperado, This Is Us foi perdendo público ao longo da exibição dos capítulos. Quando entrou no ar, chegou a marcar perto dos 19 pontos, pegando a audiência da novela Travessia. No final, quase uma hora e meia depois, por pouco não ficou abaixo dos dois dígitos (menos de 10 pontos).
Na TV aberta, a audiência de um programa depende muito da atração que vem antes e do que a concorrência tem na vitrine ao mesmo tempo. No caso de This Is Us, Travessia a antecedeu com números ruins para uma trama que ocupa a novela das 21h. Se o drama americano tivesse um ponto de partida mais alto, a média seria maior.
A queda de This Is Us foi brusca. Mas isso não a impediu de ser líder no horário e frear a concorrência, principalmente o reality show A Fazenda, da Record, que no fim das noites de quarta-feira já cravou o primeiro lugar no ibope contra a programação da Globo pós-jogo de futebol (Que História é Essa, Porchat? e Verdades Secretas 2).
Detalhe é que A Fazenda está na reta final (termina em meados de dezembro), época na qual o público do reality e o ibope tendem a subir.
Audiência de This Is Us nos EUA
Aclamada pela crítica e premiadíssima nos Estados Unidos, This Is Us nunca foi uma série arrebatadora de audiência. Por lá, sempre foi exibida no mesmo horário: terça-feira, às 21h, na rede NBC.
Na comparação com todas as outras atrações da TV americana da temporada 2016-2017, período em que estreou, This Is Us foi a quarta série mais vista, atrás de Bull, NCIS e The Big Bang Theory. Na última temporada, transmitida neste ano, foi a 14ª no ranking.
Voltando ao Brasil. Vale acompanhar como serão os números de This Is Us daqui para frente. A Globo já definiu que a primeira temporada será exibida completa, até 11 de janeiro. Porém, o segundo ano dependerá desses dados, principalmente para o departamento de programação da emissora determinar se vai colocar a série de novo em um horário nobre ou vai empurrar lá para a madrugada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br