
Há dez anos, Matthew Perry tinha fama de pé-frio por acumular séries fracassadas e canceladas desde o fim de Friends (1994-2004). Ele tentou espantar esse rótulo negativo apostando em um remake de Estranho Casal, sitcom clássica exibida originalmente de 1970 a 1975. Em 19 de fevereiro de 2015, na rede americana CBS, estreou The Odd Couple, série exibida no Brasil pela Warner Channel.
Perry foi produtor-executivo e protagonista da comédia, cuja premissa era bastante simples, apresentando dois homens de personalidades bastante distintas morando no mesmo apartamento, o que gerava inevitáveis conflitos e situações engraçadas.
O eterno Chandler de Friends deu vida ao jornalista esportivo Oscar Madison, apresentador de um programa de rádio. Ao seu lado estava o ator Thomas Lennon, no papel do fotógrafo Felix Unger.
Felix e Oscar se conheceram na época de faculdade, no final dos anos 1980. O destino aprontou das suas e os reuniu na maturidade, depois do fim do casamento de ambos. Enquanto Felix era extremamente neurótico, maníaco por limpeza e exigente, Oscar tocava uma vida tranquila e desleixada, criando-se assim um contraste.
Até pelo fator curiosidade, The Odd Couple teve uma largada boa com a primeira temporada, gerando bons números de audiência para a CBS. Por isso, vieram as encomendas da segunda e terceira temporadas.
Só que os sinais de queda já apareceram na segunda leva. Em 2017, no terceiro ano, o desempenho no ibope estava bastante ruim, culminando no cancelamento inevitável. Em um período de três anos, The Odd Couple perdeu cerca de dez milhões de telespectadores.
A série chegou ao fim após três temporadas (38 episódios).
Essa foi a última comédia estrelada por Matthew Perry. Ele não deu sorte nos seus trabalhos pós-Friends, diferentemente de outros colegas da sitcom, como Jennifer Aniston, Lisa Kudrow e David Schwimmer.
Sua primeira tentativa de emplacar um bom trabalho depois da sitcom famosa foi em 2007, com Studio 60 on the Sunset Strip, na pele de um roteirista de um programa humorístico tipo Saturday Night Live. A produção foi cancelada na primeira temporada.
Em 2011, veio a comédia Mr. Sunshine, na qual viveu um administrador de um centro de eventos. A série durou só 13 episódios.
No ano seguinte, a aposta foi em Go On, atuando ao lado de Tyler James Williams, o Chris de Todo Mundo Odeia o Chris. Encarnando um radialista em luto após a morte da mulher, Perry conseguiu fazer com que a sitcom durasse ao menos uma temporada completa, com 22 episódios; porém, não passou disso.
Matthew Perry morreu, aos 54 anos, em 28 de outubro de 2023. Ele foi encontrado inconsciente afogado em uma banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles. A causa da morte foi “efeitos agudos” de cetamina. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br